Comentários
Prezada leitora, prezado leitor,
A julgar pelas novas temporadas da Osesp e da Filarmônica de Minas Gerais que a Revista CONCERTO apresenta na reportagem de capa desta edição, são muito boas as perspectivas para o ano musical de 2024.
Na Osesp, o tema norteador são a primeira e a segunda escolas de Viena e suas influências. É uma temporada rica e multifacetada, com obras do barroco à contemporaneidade e participação de grandes solistas, como relata o editor-executivo João Luiz Sampaio.
Para escrever sobre a temporada da Filarmônica de Minas Gerais, a jornalista Camila Fresca conversou com o diretor artístico maestro Fabio Mechetti, que detalhou e contextualizou a nova programação da orquestra mineira. Sem eixo específico, a filarmônica montou um programa tendo em vista o equilíbrio entre repertório tradicional, obras menos conhecidas, encomendas de peças e efemérides.
A cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, que realiza valioso trabalho de mapeamento e edição da música brasileira, lança em outubro seu novo livro: Já raiou a liberdade – d. Pedro I compositor e a música brasileira. Lanzelotte concedeu ao jornalista Irineu Franco Perpetuo a entrevista publicada na seção Em conversa desta edição.
O mês de outubro será um dos mais movimentados do ano, como você pode conferir no Roteiro Musical ilustrado. Entre as muitas atrações imperdíveis, destacamos nas pautas desta edição a pianista Maria João Pires (que se apresenta em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba); duas estreias de André Mehmari; a ópera Cinderela, de Pauline Viardot; e apresentações da obra para piano preparado de John Cage (pelas pianistas Lilian Nakahodo e Grace Torres).
Como em todos os meses, a Revista CONCERTO publica os textos dos colunistas João Marcos Coelho, que escreve sobre o lançamento de um CD do Núcleo Hespérides dedicado ao compositor Aylton Escobar; Jorge Coli, que tece comparações entre Mário de Andrade e Béla Bartók; e Júlio Medaglia, que lembra os 130 anos de nascimento de Artur Hartmann, professor, compositor e maestro alemão que manteve importante atividade no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 (fora o interesse em descobrir um artista pouco lembrado e recuperar um pouco de nossa memória musical relativamente recente, esse assunto me toca de modo especial e pessoal, já que Hartmann é meu avô materno).
Leia a Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
A julgar pelas novas temporadas da Osesp e da Filarmônica de Minas Gerais que a Revista CONCERTO apresenta na reportagem de capa desta edição, são muito boas as perspectivas para o ano musical de 2024.
Na Osesp, o tema norteador são a primeira e a segunda escolas de Viena e suas influências. É uma temporada rica e multifacetada, com obras do barroco à contemporaneidade e participação de grandes solistas, como relata o editor-executivo João Luiz Sampaio.
Para escrever sobre a temporada da Filarmônica de Minas Gerais, a jornalista Camila Fresca conversou com o diretor artístico maestro Fabio Mechetti, que detalhou e contextualizou a nova programação da orquestra mineira. Sem eixo específico, a filarmônica montou um programa tendo em vista o equilíbrio entre repertório tradicional, obras menos conhecidas, encomendas de peças e efemérides.
A cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, que realiza valioso trabalho de mapeamento e edição da música brasileira, lança em outubro seu novo livro: Já raiou a liberdade – d. Pedro I compositor e a música brasileira. Lanzelotte concedeu ao jornalista Irineu Franco Perpetuo a entrevista publicada na seção Em conversa desta edição.
O mês de outubro será um dos mais movimentados do ano, como você pode conferir no Roteiro Musical ilustrado. Entre as muitas atrações imperdíveis, destacamos nas pautas desta edição a pianista Maria João Pires (que se apresenta em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba); duas estreias de André Mehmari; a ópera Cinderela, de Pauline Viardot; e apresentações da obra para piano preparado de John Cage (pelas pianistas Lilian Nakahodo e Grace Torres).
Como em todos os meses, a Revista CONCERTO publica os textos dos colunistas João Marcos Coelho, que escreve sobre o lançamento de um CD do Núcleo Hespérides dedicado ao compositor Aylton Escobar; Jorge Coli, que tece comparações entre Mário de Andrade e Béla Bartók; e Júlio Medaglia, que lembra os 130 anos de nascimento de Artur Hartmann, professor, compositor e maestro alemão que manteve importante atividade no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 (fora o interesse em descobrir um artista pouco lembrado e recuperar um pouco de nossa memória musical relativamente recente, esse assunto me toca de modo especial e pessoal, já que Hartmann é meu avô materno).
Leia a Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Detalhes / Referência
Editorial
Contraponto
As notícias do mundo musical
Capa
Conheça as temporadas 2024 da Osesp e da Filarmônica de Minas Gerais, por João Luiz Sampaio e Camila Fresca
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre os 130 anos de Arthur Hartmann
Notas Soltas
Mário de Andrade, Bartók e Villa-Lobos, por Jorge Coli
Em Conversa
Entrevista com a cravista e pequisadora Rosana Lanzelotte, por Irineu Franco Perpetuo
Acontece
Pianista Maria João Pires faz apresentações em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, por Irineu Franco Perpetuo
Repertório
Ópera Cinderella, de Pauline Viardot, por João Luiz Sampaio
Palco
As novas estreias de André Mehmari, por Amanda Queirós
Música Viva
João Marcos Coelho escreve sobre o CD Aylton Escobar
Brasil Musical
Palácio das Artes encena ópera Matraga, de Rufo Herrera, por Nelson Rubens Kunze
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs
Livros
Outros Eventos
Fermata
O piano preparado de John Cage, por Luciana Medeiros
Contraponto
As notícias do mundo musical
Capa
Conheça as temporadas 2024 da Osesp e da Filarmônica de Minas Gerais, por João Luiz Sampaio e Camila Fresca
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre os 130 anos de Arthur Hartmann
Notas Soltas
Mário de Andrade, Bartók e Villa-Lobos, por Jorge Coli
Em Conversa
Entrevista com a cravista e pequisadora Rosana Lanzelotte, por Irineu Franco Perpetuo
Acontece
Pianista Maria João Pires faz apresentações em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, por Irineu Franco Perpetuo
Repertório
Ópera Cinderella, de Pauline Viardot, por João Luiz Sampaio
Palco
As novas estreias de André Mehmari, por Amanda Queirós
Música Viva
João Marcos Coelho escreve sobre o CD Aylton Escobar
Brasil Musical
Palácio das Artes encena ópera Matraga, de Rufo Herrera, por Nelson Rubens Kunze
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs
Livros
Outros Eventos
Fermata
O piano preparado de John Cage, por Luciana Medeiros
Ficha Técnica
Tipo de Produto | REV |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 309 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | |
Data de Lançamento | 2023 |
Livro - Páginas | 48 |
Livro - Formato | 21 cm X 27,5 cm |
Livro - Acabamento | Caderno |
Livro - Idioma | Português |