Revista CONCERTO nº 309 / Outubro 2023

Guia Mensal de Música Clássica

R$19,90

até 3x sem juros no cartão em pedidos
acima de R$ 400,00

COMPRAR

Calcular Frete e Prazo

Não sei meu CEP

Comentários

Prezada leitora, prezado leitor,

A julgar pelas novas temporadas da Osesp e da Filarmônica de Minas Gerais que a Revista CONCERTO apresenta na reportagem de capa desta edição, são muito boas as perspectivas para o ano musical de 2024.

Na Osesp, o tema norteador são a primeira e a segunda escolas de Viena e suas influências. É uma temporada rica e multifacetada, com obras do barroco à contemporaneidade e participação de grandes solistas, como relata o editor-executivo João Luiz Sampaio.

Para escrever sobre a temporada da Filarmônica de Minas Gerais, a jornalista Camila Fresca conversou com o diretor artístico maestro Fabio Mechetti, que detalhou e contextualizou a nova programação da orquestra mineira. Sem eixo específico, a filarmônica montou um programa tendo em vista o equilíbrio entre repertório tradicional, obras menos conhecidas, encomendas de peças e efemérides.

A cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, que realiza valioso trabalho de mapeamento e edição da música brasileira, lança em outubro seu novo livro: Já raiou a liberdade – d. Pedro I compositor e a música brasileira. Lanzelotte concedeu ao jornalista Irineu Franco Perpetuo a entrevista publicada na seção Em conversa desta edição.

O mês de outubro será um dos mais movimentados do ano, como você pode conferir no Roteiro Musical ilustrado. Entre as muitas atrações imperdíveis, destacamos nas pautas desta edição a pianista Maria João Pires (que se apresenta em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba); duas estreias de André Mehmari; a ópera Cinderela, de Pauline Viardot; e apresentações da obra para piano preparado de John Cage (pelas pianistas Lilian Nakahodo e Grace Torres).

Como em todos os meses, a Revista CONCERTO publica os textos dos colunistas João Marcos Coelho, que escreve sobre o lançamento de um CD do Núcleo Hespérides dedicado ao compositor Aylton Escobar; Jorge Coli, que tece comparações entre Mário de Andrade e Béla Bartók; e Júlio Medaglia, que lembra os 130 anos de nascimento de Artur Hartmann, professor, compositor e maestro alemão que manteve importante atividade no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 (fora o interesse em descobrir um artista pouco lembrado e recuperar um pouco de nossa memória musical relativamente recente, esse assunto me toca de modo especial e pessoal, já que Hartmann é meu avô materno).

Leia a Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical!

Nelson Rubens Kunze
diretor-editor

Detalhes / Referência

Editorial

Contraponto
As notícias do mundo musical

Capa
Conheça as temporadas 2024 da Osesp e da Filarmônica de Minas Gerais, por João Luiz Sampaio e Camila Fresca

Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre os 130 anos de Arthur Hartmann

Notas Soltas
Mário de Andrade, Bartók e Villa-Lobos, por Jorge Coli

Em Conversa
Entrevista com a cravista e pequisadora Rosana Lanzelotte, por Irineu Franco Perpetuo

Acontece
Pianista Maria João Pires faz apresentações em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, por Irineu Franco Perpetuo

Repertório
Ópera Cinderella, de Pauline Viardot, por João Luiz Sampaio

Palco
As novas estreias de André Mehmari, por Amanda Queirós

Música Viva
João Marcos Coelho escreve sobre o CD Aylton Escobar

Brasil Musical
Palácio das Artes encena ópera Matraga, de Rufo Herrera, por Nelson Rubens Kunze

Roteiro Musical São Paulo

Roteiro Musical Rio de Janeiro

Roteiro Musical Brasil

Lançamentos de CDs

Livros

Outros Eventos

Fermata
O piano preparado de John Cage, por Luciana Medeiros

Ficha Técnica

Tipo de ProdutoREV
Selo/Editora
Número de Catálogo/ISBN309
Procedência
Peso de item
Data gravação
Data de Lançamento2023
Livro - Páginas48
Livro - Formato21 cm X 27,5 cm
Livro - AcabamentoCaderno
Livro - IdiomaPortuguês