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Mélodies Infinies: Fauré & Enescu Piano Quartets
Andrei Ionita, Suyeon Kang, Catalin Serban...
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Perante a enorme influência da criação de Richard Wagner, na França do final do século XIX surgiu um movimento com o objetivo de estabelecer um retorno à cultura francesa – e a uma música que a representasse. Gabriel Fauré foi um nome-chave nesse contexto. Mas, na arte, é preciso estar atento sempre às nuances. E a produção de câmara do autor, ao mesmo tempo em que revela sua personalidade musical, mostra como a obra de Brahms foi para ele uma forte influência: basta ouvir o seu Quarteto com piano nº 1, permeado por uma expressividade melancólica que nos envolve de maneira muito profunda, em especial em leituras como as dos músicos Andrei Ionitã, Suyeon Kang, Karolina Errera e Catalin Serban, jovens que trazem no currículo prêmios importantes: Ionitã ganhou a medalha de ouro no Concurso Tchaikovsky em 2015 e Errera venceu o Concurso Yuri Bashmet, por exemplo. Nesse jogo de influências, o disco se completa com o Quarteto com piano nº 1 de George Enescu, que foi aluno de Fauré no Conservatório de Paris, onde estudou após deixar sua Romênia natal.
Gabriel Fauré’s Piano Quartet in C minor was one of the first of its genre in France, composed as part of the ‘Ars Gallica’ idea of strengthening French music against German cultural domination. Fauré didn’t entirely escape the influence of Brahms however, and both he and his pupil George Enescu share a spiritual closeness to German late Romanticism in the melancholy complexity of expression in these chamber masterpieces. The monumental first movement of Enescu’s First Piano Quartet contrasts with the rhythmic momentum of the last, in a work that integrates French impressionism with the unmistakable folk music characteristics of his native Romania.
Gabriel Fauré’s Piano Quartet in C minor was one of the first of its genre in France, composed as part of the ‘Ars Gallica’ idea of strengthening French music against German cultural domination. Fauré didn’t entirely escape the influence of Brahms however, and both he and his pupil George Enescu share a spiritual closeness to German late Romanticism in the melancholy complexity of expression in these chamber masterpieces. The monumental first movement of Enescu’s First Piano Quartet contrasts with the rhythmic momentum of the last, in a work that integrates French impressionism with the unmistakable folk music characteristics of his native Romania.
Detalhes / Referência
Enescu: Piano Quartet No. 1 in D major, Op. 16
Fauré: Piano Quartet No. 1 in C minor Op. 15
Andrei Ionita, cello
Suyeon Kang, violin
Catalin Serban, piano
Karolina Errera, viola
Fauré: Piano Quartet No. 1 in C minor Op. 15
Andrei Ionita, cello
Suyeon Kang, violin
Catalin Serban, piano
Karolina Errera, viola
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 0730099147736 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2024 |
Data de Lançamento | 2024 |