Comentários
A saída de Mozart de Salzburg em direção a Viena, em 1781, não foi apenas uma mudança de endereço. O compositor trocava um emprego na corte pela liberdade que a vida vienense lhe permitia, assumindo uma nova postura perante a criação. Não por acaso, em seus últimos dez anos, até a morte, em 1791, ele produziu algumas de suas obras mais importantes. A começar pela Sinfonia Haffner, que inaugura uma nova força na escrita sinfônica e é interpretada aqui com surpreendente verve pelos músicos especialistas do Ensemble Resonanz, dirigido por Riccardo Minasi. A obra estreou em 1783 e, no mesmo concerto, Mozart inclui um conjunto de árias da ópera Idomeneo (1782), entre elas, Se il padre perdei. Pudera, pois a ópera, nessa década final da vida de Mozart, será exemplo bem-acabado da maturidade por ele alcançada. E isso fica particularmente evidente na interpretação de Anna Prohaska: além das peças de Idomeneo, ela registra trechos de O rapto do serralho, La clemenza di Tito e de As bodas de Fígaro, parceria com Lorenzo da Ponte que colocaria a dupla como central na história do gênero. São interpretações tão vivas que se tem a sensação de testemunhar a história da música acontecendo durante a audição.
In this superb programme structured around major pieces composed in the last ten years of Mozart’s life, Anna Prohaska and Riccardo Minasi sweep away the image of the well-mannered figure that tradition has tended to impose. They paint a bracingly complex portrait of the Salzburger after his move to Vienna, subtly blending the maestro’s historical expertise with the vigour and freshness of Resonanz, here in electrifying form.
In this superb programme structured around major pieces composed in the last ten years of Mozart’s life, Anna Prohaska and Riccardo Minasi sweep away the image of the well-mannered figure that tradition has tended to impose. They paint a bracingly complex portrait of the Salzburger after his move to Vienna, subtly blending the maestro’s historical expertise with the vigour and freshness of Resonanz, here in electrifying form.
Detalhes / Referência
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-91)
Le nozze di Figaro, K. 492, Act IV Scene 10: Recitative. Giunse alfin il momento
Le nozze di Figaro, K. 492, Act IV Scene 10: Aria. Deh vieni, non tardar
Cosi fan tutte, K. 588, Act I Scene 11: Recitative. Temerari, sortite
Cosi fan tutte, K. 588, Act I Scene 11: Aria. Come scoglio
Die Entführung aus dem Serail, K. 384, Act II Scene 2: Recitative. Welcher Wechsel herrscht
Die Entführung aus dem Serail, K. 384, Act II Scene 2: Aria. Traurigkeit ward mir zum Lose
Idomeneo, re di Creta, K. 366, Act III Scene 10: Recitative. Oh smania! Oh furie!
Idomeneo, re di Creta, K. 366, Act III Scene 10: Aria. D'Oreste, d'Aiace
Symphony No. 35 in D major, K385 'Haffner'
La clemenza di Tito, K. 621, Act II Scene 15: Recitative. Ecco il punto, o Vitellia
La clemenza di Tito, K. 621, Act II Scene 15: Aria. Non più di fiori
Idomeneo, re di Creta, K. 366, Act II Scene 2: Aria. Se il padre perdei
Ch'io mi scordi di te?, K. 505: Recitative. Ch'io mi scordi di te?
Ch'io mi scordi di te?, K. 505: Aria. Non temer, amato bene
Ensemble Resonanz, Riccardo Minasi, Anna Prohaska (soprano)
Le nozze di Figaro, K. 492, Act IV Scene 10: Recitative. Giunse alfin il momento
Le nozze di Figaro, K. 492, Act IV Scene 10: Aria. Deh vieni, non tardar
Cosi fan tutte, K. 588, Act I Scene 11: Recitative. Temerari, sortite
Cosi fan tutte, K. 588, Act I Scene 11: Aria. Come scoglio
Die Entführung aus dem Serail, K. 384, Act II Scene 2: Recitative. Welcher Wechsel herrscht
Die Entführung aus dem Serail, K. 384, Act II Scene 2: Aria. Traurigkeit ward mir zum Lose
Idomeneo, re di Creta, K. 366, Act III Scene 10: Recitative. Oh smania! Oh furie!
Idomeneo, re di Creta, K. 366, Act III Scene 10: Aria. D'Oreste, d'Aiace
Symphony No. 35 in D major, K385 'Haffner'
La clemenza di Tito, K. 621, Act II Scene 15: Recitative. Ecco il punto, o Vitellia
La clemenza di Tito, K. 621, Act II Scene 15: Aria. Non più di fiori
Idomeneo, re di Creta, K. 366, Act II Scene 2: Aria. Se il padre perdei
Ch'io mi scordi di te?, K. 505: Recitative. Ch'io mi scordi di te?
Ch'io mi scordi di te?, K. 505: Aria. Non temer, amato bene
Ensemble Resonanz, Riccardo Minasi, Anna Prohaska (soprano)
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 3149020951972 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2025 |
Data de Lançamento | 2025 |