Comentários
Prezada leitora, prezado leitor,
esta é a edição de dezembro da Revista CONCERTO, o guia da música clássica no Brasil. A reportagem de capa, assinada pelo editor executivo João Luiz Sampaio, destaca importantes repertórios natalinos que serão interpretados neste mês. Entre obras mais tradicionais como O quebra-nozes de Tchaikovsky – que será apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e pela Cisne Negro Cia. de Dança –, há também peças menos conhecidas, como as composições de Johann Heinrich Rolle (1716-85), a serem tocadas pela Camerata Antiqua de Curitiba.
O entrevistado do mês é o violinista Augustin Hadelich, um dos parceiros mais frequentes da Osesp na última década. Em conversa com Irineu Franco Perpetuo, Hadelich fala sobre seu retorno à Sala São Paulo – onde interpreta o Concerto nº 1, de Max Bruch, sob regência de Thierry Fischer –, além de refletir sobre sua trajetória internacional, seu recente álbum American Road Trip e seus novos compromissos como artista residente na Sinfônica de Boston e em festival na Coreia do Sul.
Na seção Fermata, Luciana Medeiros destaca o maestro alemão Knut Andreas, que fala de sua paixão pelo Brasil, relembra sua trajetória e comenta os próximos passos à frente da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, da qual é, desde 2021, diretor artístico e regente titular. Em Acontece, Ana Cursino Guariglia trata do Festival Novas Frequências, que celebra 15 edições e chega pela primeira vez a São Paulo, discutindo a recepção e o papel da música experimental na cena contemporânea.
Na seção Palco, Amanda Queirós escreve sobre a ópera Wozzeck, de Alban Berg, que a Osesp interpreta neste mês sob direção de Thierry Fischer, com encenação de André Heller-Lopes e a participação de um destacado elenco. Marco do expressionismo musical do início do século XX, a ópera teve a sua única apresentação no Brasil em 1982.
Ainda nesta edição você encontra os artigos de nossos colunistas Camila Fresca (sobre a reduzida presença feminina em concursos de piano), João Marcos Coelho (que fala da reedição de livro de Francisco Mignone), Jorge Coli (sobre a “temporalidade quase solene” da ópera) e Júlio Medaglia (que lamenta a venda do prédio da Escola de Música de Piracicaba).
Não deixe de consultar também o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO, com dezenas de atrações em diversas cidades do país. Leia a Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical.
Desejamos a todos boas festas, paz e muita música!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
esta é a edição de dezembro da Revista CONCERTO, o guia da música clássica no Brasil. A reportagem de capa, assinada pelo editor executivo João Luiz Sampaio, destaca importantes repertórios natalinos que serão interpretados neste mês. Entre obras mais tradicionais como O quebra-nozes de Tchaikovsky – que será apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e pela Cisne Negro Cia. de Dança –, há também peças menos conhecidas, como as composições de Johann Heinrich Rolle (1716-85), a serem tocadas pela Camerata Antiqua de Curitiba.
O entrevistado do mês é o violinista Augustin Hadelich, um dos parceiros mais frequentes da Osesp na última década. Em conversa com Irineu Franco Perpetuo, Hadelich fala sobre seu retorno à Sala São Paulo – onde interpreta o Concerto nº 1, de Max Bruch, sob regência de Thierry Fischer –, além de refletir sobre sua trajetória internacional, seu recente álbum American Road Trip e seus novos compromissos como artista residente na Sinfônica de Boston e em festival na Coreia do Sul.
Na seção Fermata, Luciana Medeiros destaca o maestro alemão Knut Andreas, que fala de sua paixão pelo Brasil, relembra sua trajetória e comenta os próximos passos à frente da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, da qual é, desde 2021, diretor artístico e regente titular. Em Acontece, Ana Cursino Guariglia trata do Festival Novas Frequências, que celebra 15 edições e chega pela primeira vez a São Paulo, discutindo a recepção e o papel da música experimental na cena contemporânea.
Na seção Palco, Amanda Queirós escreve sobre a ópera Wozzeck, de Alban Berg, que a Osesp interpreta neste mês sob direção de Thierry Fischer, com encenação de André Heller-Lopes e a participação de um destacado elenco. Marco do expressionismo musical do início do século XX, a ópera teve a sua única apresentação no Brasil em 1982.
Ainda nesta edição você encontra os artigos de nossos colunistas Camila Fresca (sobre a reduzida presença feminina em concursos de piano), João Marcos Coelho (que fala da reedição de livro de Francisco Mignone), Jorge Coli (sobre a “temporalidade quase solene” da ópera) e Júlio Medaglia (que lamenta a venda do prédio da Escola de Música de Piracicaba).
Não deixe de consultar também o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO, com dezenas de atrações em diversas cidades do país. Leia a Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical.
Desejamos a todos boas festas, paz e muita música!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Detalhes / Referência
Editorial
Contraponto
As notícias do mundo musical
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre o despejo da Escola de Música de Piracicaba
Palco
Osesp apresenta a ópera Wozzeck, de Alban Berg, por Amanda Queirós
Horizontes
Onde estão as pianistas?, por Camila Fresca
Notas Soltas
Ópera eterna, por Jorge Coli
Em Conversa
O violinista Augustin Hadelich, por Irineu Franco Perpetuo
Acontece
Festival Novas Frequências realiza décima quinta edição, por Ana Cursino Guariglia
Música Viva
João Marcos Coelho escreve sobre o livro A parte do anjo, de Francisco Mignone
Capa
Orquestras celebram, com música, o Natal, por João Luiz Sampaio
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs e Livros
Consulte os lançamentos e os títulos à venda
Outros Eventos
Fermata
O maestro Knut Andreas, por Luciana Medeiros
Contraponto
As notícias do mundo musical
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre o despejo da Escola de Música de Piracicaba
Palco
Osesp apresenta a ópera Wozzeck, de Alban Berg, por Amanda Queirós
Horizontes
Onde estão as pianistas?, por Camila Fresca
Notas Soltas
Ópera eterna, por Jorge Coli
Em Conversa
O violinista Augustin Hadelich, por Irineu Franco Perpetuo
Acontece
Festival Novas Frequências realiza décima quinta edição, por Ana Cursino Guariglia
Música Viva
João Marcos Coelho escreve sobre o livro A parte do anjo, de Francisco Mignone
Capa
Orquestras celebram, com música, o Natal, por João Luiz Sampaio
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs e Livros
Consulte os lançamentos e os títulos à venda
Outros Eventos
Fermata
O maestro Knut Andreas, por Luciana Medeiros
Ficha Técnica
| Tipo de Produto | REV |
| Selo/Editora | |
| Número de Catálogo/ISBN | 333 |
| Procedência | |
| Peso de item | |
| Data gravação | |
| Data de Lançamento | 2025 |
| Livro - Páginas | 36 |
| Livro - Formato | 21 cm X 27,5 cm |
| Livro - Acabamento | Caderno |
| Livro - Idioma | Português |

