Mahler em Schoenberg
Sidney Molina
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Não se trata apenas de revelar, poe exemplo, que a frase final do op. 9 é uma tradução, ou metamorfose da última frase do primeiro movimento da sinfonia nº 6 de Mahler. Muito mais do que isso, a música de Mahler domina certa idéia da música que é a própria medula da arte de Schoenberg - e que poderia aniquilá-lo, não fosse ele forte o bastante para nos fazer escutar Schoenberg em Mahler, tanto quanto contrário.
Está é a lição exemplar do trabalho de Sidney Molina, que aliás é exemplo de muitas coisas. Apresentado originalmente como dissertação de mestrado (na PUC/SP, em 2001), seu livro desfia as tramas da influência com verve de romancista, nem por isso menos rigoroso em sua vocação musicológica. Salvo engano, é o primeiro esforço de articular a teoria da influência de Bloom neste contexto, que parece tão evidente agora. Sempre se soube que Schoenberg foi influenciado por Mahler? Claro. Mas nunca se soube que era assim.
Está é a lição exemplar do trabalho de Sidney Molina, que aliás é exemplo de muitas coisas. Apresentado originalmente como dissertação de mestrado (na PUC/SP, em 2001), seu livro desfia as tramas da influência com verve de romancista, nem por isso menos rigoroso em sua vocação musicológica. Salvo engano, é o primeiro esforço de articular a teoria da influência de Bloom neste contexto, que parece tão evidente agora. Sempre se soube que Schoenberg foi influenciado por Mahler? Claro. Mas nunca se soube que era assim.
Detalhes / Referência
Mahler em Schoenberg
Angústia da influência na sinfonia de câmara nº 1
Sidney Molina
Angústia da influência na sinfonia de câmara nº 1
Sidney Molina
Ficha Técnica
Tipo de Produto | Livro |
Selo/Editora | Rondó |
Número de Catálogo/ISBN | 85-89812-01-4 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2003 |
Data de Lançamento | 2003 |
Livro - Páginas | 186 |
Livro - Formato | 15,5 x 21,5 cm |
Livro - Acabamento | lombada quadrada |
Livro - Idioma | português |