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Estudou com seu pai, Víctor Augusto Nepomuceno, que era violinista e
organista da catedral de Fortaleza/CE, e com Euclides Fonseca, em Recife/
PE. Morou em Roma, Itália, onde estudou harmonia com Eugenio Terziani e
Cesare de Sanctis e piano com Giovanni Sgambatti. Em Berlim, Alemanha,
estudou composição com Heinrich von Herzogenberg e interpretação pianística
com Theodor Lechetitzki. No Sternsches Konservatorium der Musik
em Berlim, estudou piano com Heinrich Ehrlich e órgão e composição com
Arno Kleffel. Aperfeiçoou-se em órgão em Paris, com Alexandre Guilmant.
Casou-se com a pianista norueguesa Walborg Bang, aluna de Edvard Grieg,
compositor que o hospedou em sua casa durante estudos com o organista
Christian Cappelen e incentivou-o a dedicar-se à nacionalização da música
clássica no Brasil. Na Alemanha, em suas provas finais do Conservatório,
regeu a Orquestra Filarmônica de Berlim, executando suas obras Suíte Antiga
(para orquestra de cordas) e Scherzo (para grande orquestra).
De volta ao Brasil, restaurou, revisou e publicou obras do Pe. José Maurício
Nunes Garcia, foi o sucessor de Leopoldo Miguéz na direção do Instituto
Nacional de Música, no Rio de Janeiro, e desenvolveu importante trabalho
com música brasileira como diretor da Sociedade de Concertos Sinfônicos.
É o Patrono da Cadeira Nº 30 da Academia Brasileira de Música.
organista da catedral de Fortaleza/CE, e com Euclides Fonseca, em Recife/
PE. Morou em Roma, Itália, onde estudou harmonia com Eugenio Terziani e
Cesare de Sanctis e piano com Giovanni Sgambatti. Em Berlim, Alemanha,
estudou composição com Heinrich von Herzogenberg e interpretação pianística
com Theodor Lechetitzki. No Sternsches Konservatorium der Musik
em Berlim, estudou piano com Heinrich Ehrlich e órgão e composição com
Arno Kleffel. Aperfeiçoou-se em órgão em Paris, com Alexandre Guilmant.
Casou-se com a pianista norueguesa Walborg Bang, aluna de Edvard Grieg,
compositor que o hospedou em sua casa durante estudos com o organista
Christian Cappelen e incentivou-o a dedicar-se à nacionalização da música
clássica no Brasil. Na Alemanha, em suas provas finais do Conservatório,
regeu a Orquestra Filarmônica de Berlim, executando suas obras Suíte Antiga
(para orquestra de cordas) e Scherzo (para grande orquestra).
De volta ao Brasil, restaurou, revisou e publicou obras do Pe. José Maurício
Nunes Garcia, foi o sucessor de Leopoldo Miguéz na direção do Instituto
Nacional de Música, no Rio de Janeiro, e desenvolveu importante trabalho
com música brasileira como diretor da Sociedade de Concertos Sinfônicos.
É o Patrono da Cadeira Nº 30 da Academia Brasileira de Música.
Detalhes / Referência
Interlúdio do Ato II de Abul
Alberto Nepomuceno
Partitura
Alberto Nepomuceno
Partitura
Ficha Técnica
Tipo de Produto | livro |
Selo/Editora | Criadores do Brasil |
Número de Catálogo/ISBN | CBRA086 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2008 |
Data de Lançamento | 2009 |
Livro - Páginas | 24 |
Livro - Formato | 21 x 29,8 cm |
Livro - Acabamento | grampo |
Livro - Idioma | português |
NHR | 4 |