Comentários
Resultado de sua tese de doutorado, defendida na década de 1990 na Boston University, esse trabalho de Ana Lúcia Altino explora as características da música de câmara com piano no século XIX, "um dos gêneros mais característicos da música romântica", segundo a autora. Mais especificamente, centra-se no quinteto para piano - piano e quarteto de cordas - uma invenção do século XIX. Este gênero tem origem na música para "teclado acompanhado", na qual o piano predomina e as cordas eram subordinadas a ele. Gradualmente, o piano e os instrumentos de cordas vão se igualando, alcançando completa integração, segundo Ana Lúcia, no op. 34 de Brahms. É esta história que o livro conta, com dados históricos e técnicos. Os dois CDs que acompanham o volume trazem a partitura e uma gravação ao vivo, feita em 2007 pelo Ensemble São Paulo e Alceu Reis, de uma hipotética reconstrução do Quinteto em fá menor op. 34 de Brahms para dois violoncelos.
Detalhes / Referência
O quinteto para pianos e cordas no século XIX: Brahms Opus 34
Ana Lúcia Altino Garcia
Ana Lúcia Altino Garcia
Ficha Técnica
Tipo de Produto | Livro |
Selo/Editora | Fundarpe |
Número de Catálogo/ISBN | 9788591161904 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2010 |
Data de Lançamento | 2010 |
Livro - Páginas | 126 |
Livro - Formato | 20,3 x 27,4 cm |
Livro - Acabamento | Lombada quadrada |
Livro - Idioma | Português |