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Dentre os muitos temas abordados por Theodor Adorno em sua trajetória, a música figurava como um dos mais constantes assuntos em suas análises. Graças à cultura musical sólida que detinha e por ter vivido em um período de profundas transformações na musicalidade durante o século XX, o filósofo alemão se dedicou de modo obstinado ao estudo crítico da área. Um fato pouco conhecido é que Adorno era também compositor. Pianista, formado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em música (musicologia/estética musical) pela Unesp, Igor Baggio apresenta e discute neste trabalho, fruto de sua tese de mestrado, os principais argumentos críticos do sociólogo Theodor Adorno sobre a técnica dodecafônica criada pelo compositor Arnold Schönberg, mostrando como as teorias do músico influenciaram as composições e o próprio repertório do filósofo. Mais que isso, o autor identifica como as peças de Adorno eram praticamente expressões líricas de sua visão crítica e dos apontamentos presentes em seus textos. Em um livro que traz uma nova faceta de um dos mais fundamentais pensadores do último século, Baggio abrange as contribuições de Theodor Adorno. O livro se divide em três temas principais: "Uma voz dissonante em meio à Segunda Escola de Viena"; "A condição tardia da música moderna" e "Adorno compositor".
Detalhes / Referência
O dodecafonismo tardio de adorno
Igor Baggio
Igor Baggio
Ficha Técnica
Tipo de Produto | Livro |
Selo/Editora | Editora Unesp |
Número de Catálogo/ISBN | 978-85-393-0091-4 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2011 |
Data de Lançamento | 2011 |
Livro - Páginas | 135 |
Livro - Formato | 13,8 x 21 cm |
Livro - Acabamento | Lombada quadrada |
Livro - Idioma | Português |