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Na trajetória do violoncelista Hugo Pilger convivem duas identidades: a do intérprete e a do pesquisador. Elas, porém, não são excludentes, mas complementares. E é por isso que, à gravação de algumas das principais peças de Heitor Villa-Lobos para violoncelo (leia mais sobre o disco na pág. 75), somou-se uma extensa pesquisa sobre o modo como o compositor trata o instrumento em suas obras. O resultado disso está agora disponível neste livro, no qual Pilger propõe a seus leitores uma premissa estimulante: o trabalho do autor como instrumentista foi decisivo no desenvolvimento de sua atuação como compositor. Para mostrar os motivos que o levaram a essa conclusão, ele inicia a obra com um vasto capítulo dedicado a investigar a relação de Villa-Lobos com o violoncelo, recuperando dados biográficos e aspectos da época, como os principais instrumentistas e compositores em atuação no período. Por conta disso, a primeira parte do livro acaba oferecendo um painel cuidadoso e estimulante não apenas do trajeto artístico de um autor mas também de todo um período, um dos mais ricos por sinal, da história da música brasileira. Na sequência, Pilger desenvolve, então, a análise criteriosa do “idioma” criado pelo compositor ao escrever para violoncelo. E o faz a partir de dezenas de exemplos musicais extraídos de algumas de suas principais composições.
Detalhes / Referência
Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo
Hugo Vargas Pilger
Hugo Vargas Pilger
Ficha Técnica
Tipo de Produto | livro |
Selo/Editora | Editora CRV |
Número de Catálogo/ISBN | 978-85-8042-609-0 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2013 |
Data de Lançamento | 2014 |
Livro - Páginas | 284 |
Livro - Formato | 16 x 23 cm |
Livro - Acabamento | lombada quadrada |
Livro - Idioma | português |