Comentários
O canto durante o período barroco entrou para o imaginário ocidental pela atuação dos castrati, que monopolizaram os palcos da época e chegaram a nosso tempo. Em seu novo disco, no entanto, Nathalie Stutzmann busca jogar luz na presença da voz de contralto nesse repertório. Ela relembra figuras como Vittoria Tesi e Anna Marchesini, que, se não ganharam a fama de cantores como Farinelli, tiveram várias obras escritas para suas vozes, por autores como Händel, Vivaldi, Porpora, Caldara ou Gasparini. E são obras suas que compõem o repertório do disco. De Händel, por exemplo, ela apresenta trechos de Rinaldo e Arminio; de Porpora, uma preciosidade, a ópera Semiramide riconosciuta; de Vivaldi, cenas de L’incoronazione di Dario. São apenas alguns exemplos de um repertório que combina árias célebres com outras menos conhecidas – e igualmente interessantes. Stutzmann apresenta-se com o Orfeo 55, grupo criado por ela e com o qual mostra envolvimento artístico ímpar, como solista e regente. Prova de que ela é hoje uma das mais interessantes artistas do cenário.
Contralto Nathalie Stutzmann shines a light on the deep-voiced female singers of the Baroque era, often overshadowed by the extravagant talents and reputations of castrato singers like Farinelli and Caffarelli. Her programme of Handel, Vivaldi, Porpora, Bononcini, Caldara and Gasparini displays the variety of operatic roles – both female and male – assumed by contraltos like Vittoria Tesi and Anna Marchesini. “We must remember that the opera composers of the early 18th century saw the female contralto and the male castrato as vocally interchangeable,” says Stutzmann, “and that the voice most closely resembling a castrato is not the countertenor – produced using a falsetto technique – but the contralto, which is a natural voice.” Stutzmann both sings and conducts Orfeo 55, the instrumental ensemble she founded a decade ago
Contralto Nathalie Stutzmann shines a light on the deep-voiced female singers of the Baroque era, often overshadowed by the extravagant talents and reputations of castrato singers like Farinelli and Caffarelli. Her programme of Handel, Vivaldi, Porpora, Bononcini, Caldara and Gasparini displays the variety of operatic roles – both female and male – assumed by contraltos like Vittoria Tesi and Anna Marchesini. “We must remember that the opera composers of the early 18th century saw the female contralto and the male castrato as vocally interchangeable,” says Stutzmann, “and that the voice most closely resembling a castrato is not the countertenor – produced using a falsetto technique – but the contralto, which is a natural voice.” Stutzmann both sings and conducts Orfeo 55, the instrumental ensemble she founded a decade ago
Detalhes / Referência
1.Handel: Tamerlano Hwv18 Act 1 - Dal Crudel Che Mi Tradita
2. Porpora: Meride E Selinunte Act 2 - Torbido Intorno Al Core
3. Handel: Ariodante Hwv33 - Overture II
4. Handel: Rinaldo Hwv7 Act 2 - Mio Cor Che Mi Sai Dire
5. Vivaldi: Tito Manlio Rv738 Act 1 - Di Verde Ulivo
6. Vivaldi: Il Farnace Rv711 Act 2 - Gelido in Ogni Vena
7. Handel: Berenice Hwv38 - Sinfonia Act 3
8. Porpora: Semiramide Riconosciuta - Tradita, Sprezzata
9. Bononcini: Griselda - Caro Addio Dal Labro Amoto
10. Lotti: Alessandro Severo - Sinfonia Act III
11. Handel: Arminio Hwv36 Act 1 - Sento Il Cor Per Ogni Lato
12. Caldara: Euristeo - Sotto Un Faggio
13. Vivaldi: Bajazet Rv703 Act 3 - Recitativo E Morti Si...
14. Vivaldi: Bajazet Rv703 Act 3 - Aria Svena Uddici
15. Porpora: Statira - Mira D'entrambi Il Ciglio
16. Handel: Amadigi Di Gaula Hmw11 - Gavotte
17. Gasparini: La Fede Tradita E Vendicata - Empia Mano
18. Handel: Sosarme, Re Di Media Hwv30 Act 2 - Vado, Vado Al Cam
19. Vivaldi: L'incoronazione Di Dario Rv719 - Sinfonia in C
20. Vivaldi: L'incoronazione Di Dario Rv719 - Sinfonia in C
21. Vivaldi: L'incoronazione Di Dario Rv719 - Sinfonia in C
2. Porpora: Meride E Selinunte Act 2 - Torbido Intorno Al Core
3. Handel: Ariodante Hwv33 - Overture II
4. Handel: Rinaldo Hwv7 Act 2 - Mio Cor Che Mi Sai Dire
5. Vivaldi: Tito Manlio Rv738 Act 1 - Di Verde Ulivo
6. Vivaldi: Il Farnace Rv711 Act 2 - Gelido in Ogni Vena
7. Handel: Berenice Hwv38 - Sinfonia Act 3
8. Porpora: Semiramide Riconosciuta - Tradita, Sprezzata
9. Bononcini: Griselda - Caro Addio Dal Labro Amoto
10. Lotti: Alessandro Severo - Sinfonia Act III
11. Handel: Arminio Hwv36 Act 1 - Sento Il Cor Per Ogni Lato
12. Caldara: Euristeo - Sotto Un Faggio
13. Vivaldi: Bajazet Rv703 Act 3 - Recitativo E Morti Si...
14. Vivaldi: Bajazet Rv703 Act 3 - Aria Svena Uddici
15. Porpora: Statira - Mira D'entrambi Il Ciglio
16. Handel: Amadigi Di Gaula Hmw11 - Gavotte
17. Gasparini: La Fede Tradita E Vendicata - Empia Mano
18. Handel: Sosarme, Re Di Media Hwv30 Act 2 - Vado, Vado Al Cam
19. Vivaldi: L'incoronazione Di Dario Rv719 - Sinfonia in C
20. Vivaldi: L'incoronazione Di Dario Rv719 - Sinfonia in C
21. Vivaldi: L'incoronazione Di Dario Rv719 - Sinfonia in C
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 0190295209551 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2021 |
Data de Lançamento | 2021 |