Comentários
Com a missão de “lotar os teatros e as salas de concerto”, publicamos em setembro de 1995 a primeira edição da Revista CONCERTO, o guia mensal da música clássica no Brasil. Hoje, mais de 27 anos depois, você tem em mãos a 300ª edição da publicação.
Está certo que enfrentamos crises econômicas e políticas – e até sobrevivemos a uma pandemia, em que fomos forçados a reinventar nossa missão para o “fique em casa e aproveite as transmissões on-line”. Mas, no cômputo geral, foram anos de grandes realizações para a música clássica brasileira.
Nesse momento, quero reiterar que a cultura é uma das ferramentas mais eficazes para o enfrentamento dos desafios atuais. A cultura e a música clássica não são apenas depositárias do mais valioso patrimônio de nossa humanidade; elas são vivas, proativas, questionadoras, irrequietas e transformadoras e têm muito a contribuir na busca de soluções para a imensa crise social
e ambiental que a civilização atravessa.
Por essas trezentas edições publicadas, quero agradecer aos teatros, às orquestras, aos promotores e a todos aqueles que movimentam essa grande engrenagem da atividade musical clássica – são eles os principais parceiros da Revista CONCERTO. Quero agradecer também a nossos anunciantes, sem os quais não seria possível levar a cabo esse empreendimento, e a nossos jornalistas – nos orgulhamos de contar com a participação de alguns dos maiores e melhores do país. Por fim, e mais importante, gostaria de agradecer a você, nosso exigente e fiel leitor, que é a razão final de nosso trabalho. Muito obrigado a todos!
A matéria de capa desta edição CONCERTO 300 traz o sensacional sopranista Bruno de Sá, e a entrevista do mês é com a presidente do Mozarteum Brasileiro, Sabine Lovatelli. O número ainda tem a primeira ópera escrita no Brasil, A noite de São João; o projeto EcoMúsica do pianista Fabio Caramuru; o quarteto Attacca; o compositor Tim Rescala; as temporadas do Mozarteum Brasileiro, do Municipal de São Paulo e da Sala Cecília Meireles; e os textos dos colunistas João Marcos Coelho (que escreve sobre a compositora e pianista Catarina Domenici), Jorge Coli (que assistiu a óperas em Nova York) e Júlio Medaglia (que lembra os 170 anos de Henrique Oswald). Além disso, como sempre, acompanhe o Roteiro Musical ilustrado com atrações de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de diversas outras cidades do país.
Desejamos a todos Boas Festas, com muita paz e boa música!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Está certo que enfrentamos crises econômicas e políticas – e até sobrevivemos a uma pandemia, em que fomos forçados a reinventar nossa missão para o “fique em casa e aproveite as transmissões on-line”. Mas, no cômputo geral, foram anos de grandes realizações para a música clássica brasileira.
Nesse momento, quero reiterar que a cultura é uma das ferramentas mais eficazes para o enfrentamento dos desafios atuais. A cultura e a música clássica não são apenas depositárias do mais valioso patrimônio de nossa humanidade; elas são vivas, proativas, questionadoras, irrequietas e transformadoras e têm muito a contribuir na busca de soluções para a imensa crise social
e ambiental que a civilização atravessa.
Por essas trezentas edições publicadas, quero agradecer aos teatros, às orquestras, aos promotores e a todos aqueles que movimentam essa grande engrenagem da atividade musical clássica – são eles os principais parceiros da Revista CONCERTO. Quero agradecer também a nossos anunciantes, sem os quais não seria possível levar a cabo esse empreendimento, e a nossos jornalistas – nos orgulhamos de contar com a participação de alguns dos maiores e melhores do país. Por fim, e mais importante, gostaria de agradecer a você, nosso exigente e fiel leitor, que é a razão final de nosso trabalho. Muito obrigado a todos!
A matéria de capa desta edição CONCERTO 300 traz o sensacional sopranista Bruno de Sá, e a entrevista do mês é com a presidente do Mozarteum Brasileiro, Sabine Lovatelli. O número ainda tem a primeira ópera escrita no Brasil, A noite de São João; o projeto EcoMúsica do pianista Fabio Caramuru; o quarteto Attacca; o compositor Tim Rescala; as temporadas do Mozarteum Brasileiro, do Municipal de São Paulo e da Sala Cecília Meireles; e os textos dos colunistas João Marcos Coelho (que escreve sobre a compositora e pianista Catarina Domenici), Jorge Coli (que assistiu a óperas em Nova York) e Júlio Medaglia (que lembra os 170 anos de Henrique Oswald). Além disso, como sempre, acompanhe o Roteiro Musical ilustrado com atrações de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de diversas outras cidades do país.
Desejamos a todos Boas Festas, com muita paz e boa música!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Detalhes / Referência
Editorial
Contraponto
As notícias do mundo musical
Temporadas 2023
Conheça as programações do Mozarteum Brasileiro, do Theatro Municipal de São Paulo e da Sala Cecília Meireles
Atrás da Pauta
Henrique Oswald, por Júlio Medaglia
Em Conversa
Entrevista com Sabine Lovatelli, por Camila Fresca
Notas Soltas
Notícias de Nova York, por Jorge Coli
Repertório
A noite de São João, de Elias Álvares Lobo, por João Luiz Sampaio
Música Viva
João Marcos Coelho escreve sobre Caterina Domenici
Palco
Quarteto Attacca encerra série da Cultura Artística
Brasil Musical
Fabio Caramuru lança novo espetáculo do projeto EcoMúsica
Capa
Bruno de Sá, por Irineu Franco Perpetuo
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs
Outros Eventos
Fermata
O compositor Tim Rescala, por Luciana Medeiros
Contraponto
As notícias do mundo musical
Temporadas 2023
Conheça as programações do Mozarteum Brasileiro, do Theatro Municipal de São Paulo e da Sala Cecília Meireles
Atrás da Pauta
Henrique Oswald, por Júlio Medaglia
Em Conversa
Entrevista com Sabine Lovatelli, por Camila Fresca
Notas Soltas
Notícias de Nova York, por Jorge Coli
Repertório
A noite de São João, de Elias Álvares Lobo, por João Luiz Sampaio
Música Viva
João Marcos Coelho escreve sobre Caterina Domenici
Palco
Quarteto Attacca encerra série da Cultura Artística
Brasil Musical
Fabio Caramuru lança novo espetáculo do projeto EcoMúsica
Capa
Bruno de Sá, por Irineu Franco Perpetuo
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs
Outros Eventos
Fermata
O compositor Tim Rescala, por Luciana Medeiros
Ficha Técnica
Tipo de Produto | REV |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 300 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | |
Data de Lançamento | 2022 |
Livro - Páginas | 40 |
Livro - Formato | 21cm X 27,5cm |
Livro - Acabamento | Caderno |
Livro - Idioma | Português |