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O violoncelo foi fundamental para os quatro compositores cujas obras integram este disco: Alfredo Piatti, David Popper, Wilhelm Fitzenhagen e Julius Klengels. Eles não apenas tocavam o instrumento; eles ensinaram gerações de violoncelistas, além de ampliar o repertório do violoncelo. São, portanto, escolhas naturais para o projeto de Ingemar Brantelid e Andreas Brantelid. Ingemar é um importante professor dinamarquês, e seu filho, Andreas, tem feito carreira de destaque, com discos lançados por selos como o EMI Classics. Aqui eles se propuseram celebrar a sonoridade do violoncelo, convidando amigos para tocar peças marcantes do repertório. É particularmente bonito o modo como constroem o páthos do elegíaco Hymnus de Klengels, para 12 violoncelos. Da mesma forma, a mistura de virtuosismo e senso teatral, quase operístico, dos Caprichos de Piatti (para violoncelo solo) mostra a rica musicalidade de Andreas. No Concerto valsa de Fitzenhagen (para quatro violoncelos), as demandas técnicas tornam-se um jogo estimulante. E na Suíte de Popper, ao lado de Piatti nome mais conhecido do conjunto, o diálogo entre dois instrumentos se constrói de maneira vibrante.
The four cellist-composers in this recital share a common background: from musical families they played as soloists in outstanding orchestras, taught many students, and wrote music for the instrument that continues to challenge players of our own time with its virtuosity and intensity. In his 12 Caprices, Alfredo Piatti fused dazzling technical demands with operatic drama, whilst David Poppers Suite remains an admired piece for two cellists. Wilhelm Fitzenhagens Concert Waltzes for four cellos makes prolonged use of the upper register, and in contrast Julius Klengels Hymnus is a sonorously beautiful elegy for twelve cellists.
The four cellist-composers in this recital share a common background: from musical families they played as soloists in outstanding orchestras, taught many students, and wrote music for the instrument that continues to challenge players of our own time with its virtuosity and intensity. In his 12 Caprices, Alfredo Piatti fused dazzling technical demands with operatic drama, whilst David Poppers Suite remains an admired piece for two cellists. Wilhelm Fitzenhagens Concert Waltzes for four cellos makes prolonged use of the upper register, and in contrast Julius Klengels Hymnus is a sonorously beautiful elegy for twelve cellists.
Detalhes / Referência
48 Strings - Music For One, Two, Four and Twelve Cellos
Alfredo Piatti (1822-1901)
12 Capricci Op. 25 for solo cello
David Popper(1843-1913)
Suite for 2 Cellos, Op. 16
Wilhelm Karl Friedrich Fitzenhagen(1848-90)
Concert Waltz for 4 Cellos, Op. 13
Julius Klengel (1859-1933)
Hymnus for 12 Cellos, Op. 57
Andreas Brantelid (cello), Ingemar Brantelid and Friends
Alfredo Piatti (1822-1901)
12 Capricci Op. 25 for solo cello
David Popper(1843-1913)
Suite for 2 Cellos, Op. 16
Wilhelm Karl Friedrich Fitzenhagen(1848-90)
Concert Waltz for 4 Cellos, Op. 13
Julius Klengel (1859-1933)
Hymnus for 12 Cellos, Op. 57
Andreas Brantelid (cello), Ingemar Brantelid and Friends
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 0747313430178 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2022 |
Data de Lançamento | 2022 |