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Discutir a pertinência do conceito de pós-modernismo nas reflexões sobre a música erudita contemporânea é o objetivo de Paulo de Tarso Salles neste estudo. Ele refuta o termo tanto como adesão estética ou definição estilística quanto como um olhar crítico exterior a uma "manifestação exacerbada da cultura de massas", por considerar tais definições insatisfatórias. Utilizando-se de reflexão teórica e pesquisa histórica, Tarso Salles debruça-se sobre a música erudita brasileira e compara os discursos com a produção musical de autores como Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, H.J. Koellreutter e Marlos Nobre. A partir deste panorama crítico o autor nos mostra como processos antropológicos e sociais do Brasil estariam relacionados com as estruturas musicais das composições escritas nesta época. Assim, o projeto de modernização do país no âmbito sócio-político e a busca obstinada pelo folclore na música erudita não seriam mera coincidência. Neste rigoroso e instigante trabalho, Paulo de Tarso Salles, compositor, professor e violonista, dá uma importante contribuição para os estudos sobre música contemporânea e brasileira. Atualmente desenvolve também estudos sobre processos composicionais de Villa-Lobos.
Detalhes / Referência
Aberturas e impasses
Paulo de Tarso
O pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil - 1970-1980
Paulo de Tarso
O pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil - 1970-1980
Ficha Técnica
Tipo de Produto | Livro |
Selo/Editora | Unesp |
Número de Catálogo/ISBN | 85-7139-582-9 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2003 |
Data de Lançamento | 2005 |
Livro - Páginas | 263 |
Livro - Formato | 14 x 21 cm |
Livro - Acabamento | lombada quadrada |
Livro - Idioma | português |