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Carlos Gomes: Opera Overtures and Preludes
Minas Gerais Philharmonic Orchestra,Fabio Mechetti
R$115,00
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Não é possível pensar em ópera brasileira sem levar em conta o nome do compositor Antônio Carlos Gomes. Nascido em Campinas, mudou-se nos anos 1850 para o Rio de Janeiro e, de lá, seguiu para a Itália. Na terra da ópera, seu trabalho teve enorme importância em uma geração que, pós-Verdi, buscava novos caminhos para o gênero. Suas obras mais conhecidas são O guarani e O escravo, mas sua produção é multifacetada – ele trabalhou com a herança da ópera italiana combinada a influências vindas da Alemanha e da França. Ouvir as aberturas de óperas como O guarani, Condor, Maria Tudor ou Salvatore Rosa, assim como a Alvorada, de O escravo, nos dá a medida dessa diversidade, em especial na leitura atenta da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e seu diretor musical Fabio Mechetti. São registros de referência desse repertório tão importante e um belo acréscimo à série Música do Brasil, com a qual o selo Naxos oferece novo paradigma de excelência na interpretação de correntes e gerações da música brasileira.
Carlos Gomes was not only Brazil’s leading operatic composer, but he also helped pave the way for Italian verismo during the latter part of the 19th century. The preludes and overtures from his operas chart a course from early experimentation with orchestral sonority to a new conception of atmosphere and tension in his historically based dramas. In Alvorada (‘Dawn’) from Lo schiavo his descriptive writing comes close to the status of a symphonic poem. The music from his greatest artistic triumph, Il Guarany, weaves themes into an organic whole, while his final opera, Condor, is reminiscent of French orchestral music in its employment of whole-tone scales.
Carlos Gomes was not only Brazil’s leading operatic composer, but he also helped pave the way for Italian verismo during the latter part of the 19th century. The preludes and overtures from his operas chart a course from early experimentation with orchestral sonority to a new conception of atmosphere and tension in his historically based dramas. In Alvorada (‘Dawn’) from Lo schiavo his descriptive writing comes close to the status of a symphonic poem. The music from his greatest artistic triumph, Il Guarany, weaves themes into an organic whole, while his final opera, Condor, is reminiscent of French orchestral music in its employment of whole-tone scales.
Detalhes / Referência
Antonio Carlos Gomes (1836-96)
1. Il Guarany: Sinfonia (Overture)
2. Maria Tudor, Act I: Preludio (Prelude)
3. Condor, Act I: Preludio (Prelude)
4. Condor, Act III: Notturno (Nocturne)
5. Fosca: Sinfonia (Overture)
6. Joana de Flandres, Act I: Prelúdio (Prelude)
7. Salvator Rosa: Sinfonia (Overture)
8. A noite do castelo, Act I: Prelúdio (Prelude)
9. Lo schiavo, Act I: Preludio (Prelude)
10. Lo schiavo, Act IV: Preludio (Prelude), "Alvorada"
Minas Gerais Philharmonic Orchestra, Fabio Mechetti
1. Il Guarany: Sinfonia (Overture)
2. Maria Tudor, Act I: Preludio (Prelude)
3. Condor, Act I: Preludio (Prelude)
4. Condor, Act III: Notturno (Nocturne)
5. Fosca: Sinfonia (Overture)
6. Joana de Flandres, Act I: Prelúdio (Prelude)
7. Salvator Rosa: Sinfonia (Overture)
8. A noite do castelo, Act I: Prelúdio (Prelude)
9. Lo schiavo, Act I: Preludio (Prelude)
10. Lo schiavo, Act IV: Preludio (Prelude), "Alvorada"
Minas Gerais Philharmonic Orchestra, Fabio Mechetti
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 0747313440979 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2023 |
Data de Lançamento | 2023 |