Comentários
Marc-Antoine Charpentier preparava-se para formar-se em direito em Paris quando, aos 19 anos, resolveu abandonar os estudos. Arrumou as malas e partiu em viagem para a Itália. Ao que tudo indica, chegou a Roma em 1667 e, nos dois anos seguintes, estudou música com Giacomo Carissimi. Começava ali a trajetória de um dos principais compositores da história da França, que se lembraria sempre da importância dos anos italianos em seu caminho. A partir desse dado biográfico, o maestro Sébastien Daucé e o Ensemble Correspondances criaram um disco fascinante. Gravaram a Missa a quatro coros do compositor lado a lado obras italianas, em uma tentativa de recriar musicalmente os lugares pelos quais Charpentier passou em sua jornada de Paris à França. Com isso, montaram um álbum que não apenas revela a riqueza da criação de Charpentier ou o vigor da música italiana de sua época, como oferecem, acima de tudo, um testemunho dos diálogos musicais que nos ajudam a compreender a história.
An Italian travel diary, Paris, 1665: a young composer leaves the Saint-Michel district to embark on a journey to Rome. The journey promises to be a long one, its stopovers rich in encounters for Charpentier... On this CD, Sébastien Daucé invites us on an imaginary recreation of that voyage of initiation, from Cremona (Merula) to Rome (Beretta), by way of Venice (Cavalli) and Bologna (Cazzati). A journey in space but also in time, through the sources of inspiration of a composer whose future works were to recall the colours of Italy - as the magnificent Mass for four choirs testifies.
An Italian travel diary, Paris, 1665: a young composer leaves the Saint-Michel district to embark on a journey to Rome. The journey promises to be a long one, its stopovers rich in encounters for Charpentier... On this CD, Sébastien Daucé invites us on an imaginary recreation of that voyage of initiation, from Cremona (Merula) to Rome (Beretta), by way of Venice (Cavalli) and Bologna (Cazzati). A journey in space but also in time, through the sources of inspiration of a composer whose future works were to recall the colours of Italy - as the magnificent Mass for four choirs testifies.
Detalhes / Referência
Charpentier: Messe à quatre choeurs & Carnets de voyage d'Italie
Orazio Benevoli, (1605-72)
Missa Si Deus pro nobis: Crucifixus
Pietro Cavalli (1602-76)
Sonata a 12 in D Minor
Magnificat
Maurizio Cazzati (c.1620-77)
Salve caput sacrosanctum
Marc-Antoine Charpentier (1643-1704)
M-A: Sub tuum praesidium, H. 28
Messe pour les trépassés, H.2: Symphonie du Kyrie
Messe à 4 chœurs, H. 4
Domine salvum fac regem, H. 285
Giuseppe Giamberti (1600-1662/4)
Similabo eum viro sapienti
Tarquinio Merula (c.1594-1665)
Credidi propter quod
Francesco Beretta
Missa Mirabiles elationes maris
Missa Mirabiles elationes maris: Et incarnatus est
Missa Mirabiles elationes maris
Ensemble Correspondances
Sébastien Daucé
Orazio Benevoli, (1605-72)
Missa Si Deus pro nobis: Crucifixus
Pietro Cavalli (1602-76)
Sonata a 12 in D Minor
Magnificat
Maurizio Cazzati (c.1620-77)
Salve caput sacrosanctum
Marc-Antoine Charpentier (1643-1704)
M-A: Sub tuum praesidium, H. 28
Messe pour les trépassés, H.2: Symphonie du Kyrie
Messe à 4 chœurs, H. 4
Domine salvum fac regem, H. 285
Giuseppe Giamberti (1600-1662/4)
Similabo eum viro sapienti
Tarquinio Merula (c.1594-1665)
Credidi propter quod
Francesco Beretta
Missa Mirabiles elationes maris
Missa Mirabiles elationes maris: Et incarnatus est
Missa Mirabiles elationes maris
Ensemble Correspondances
Sébastien Daucé
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 3149020941928 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2020 |
Data de Lançamento | 2020 |