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Claudio Santoro: Symphonies Nos. 11 and 12
Goiás Philharmonic Orchestra, Neil Thomson
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O nome do compositor Claudio Santoro aos poucos ganha sua devida importância na cena musical internacional. E, se suas sinfonias começam a ser compreendidas como um ponto de referência na música do século passado, isso tem muito a ver com a gravação que o maestro Neil Thomson e a Filarmônica de Goiás vêm realizando das obras. O volume anterior trouxe as sinfonias nº 5 e nº 7, e, agora, é lançado o disco com as nº 11 e nº 12, ambas gravadas pela primeira vez na história. As duas peças são dos anos 1980. A primeira é uma sinfonia relativamente curta, mas de enormes intensidade e força dramática. Já a nº 12 tem como destaque o modo como o compositor coloca músicos da orquestra em diálogo: a partitura nasceu de fantasias escritas pelo compositor para diferentes instrumentos. Fecham o disco outras duas obras, também da última década de vida de Santoro – Concerto grosso e Três fragmentos sobre Bach – e marcadas por um tom muitas vezes sombrio, em especial no concerto, que faz uso de práticas composicionais encampadas anteriormente por Santoro, como o uso de clusters. Parte da coleção A Música do Brasil, do selo Naxos (leia mais na página XX), os discos colocam à disposição uma obra que é fundamental conhecermos, também pela interpretação de músicos cujo envolvimento com essa música é cada vez mais impressionante.
Claudio Santoro’s prolific output includes a cycle of 14 symphonies that is widely recognised as the most significant of its kind from Brazil. All of the works in this programme come from Santoro’s remarkable final decade, in which he allied more traditional and eclectic styles to his earlier experiments. Both the Concerto Grosso and the Three Fragments on BACH were written for student orchestras, but are nonetheless substantial pieces which show his command of writing for strings. The Eleventh Symphony is one of the densest and most dramatic of the cycle, its finale exploding into an evocation of the opening of Brahms’ First Symphony, while the Twelfth Symphony is an unusual ‘sinfonia concertante’ for nine soloists and orchestra.
Claudio Santoro’s prolific output includes a cycle of 14 symphonies that is widely recognised as the most significant of its kind from Brazil. All of the works in this programme come from Santoro’s remarkable final decade, in which he allied more traditional and eclectic styles to his earlier experiments. Both the Concerto Grosso and the Three Fragments on BACH were written for student orchestras, but are nonetheless substantial pieces which show his command of writing for strings. The Eleventh Symphony is one of the densest and most dramatic of the cycle, its finale exploding into an evocation of the opening of Brahms’ First Symphony, while the Twelfth Symphony is an unusual ‘sinfonia concertante’ for nine soloists and orchestra.
Detalhes / Referência
Claudio Santoro
Symphonies Nos. 11 and 12; Concerto Grosso; Three Fragments On Bach
Goiás Philharmonic Orchestra, Neil Thomson
Symphonies Nos. 11 and 12; Concerto Grosso; Three Fragments On Bach
Goiás Philharmonic Orchestra, Neil Thomson
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 0747313440672 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2022 |
Data de Lançamento | 2022 |