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Desde 1966, a música recuperou seu status de disciplina educacional e voltou a estar presente nas escolas. No entanto, após três décadas de ausência, perdeu-se a tradição da educação musical. Por isso, além de oportuno, é necessário repensar os modos de implantação de seu ensino e sua prática.
Como ponto de partida, a autora considera o quanto a educação musical decorre de hábitos, valores, condutas e visões de mundo da sociedade de cada época. Entretanto, deixa claro que a música é uma parte necessária, e não periférica, da cultura humana, merecendo ocupar um lugar proeminente no sistema educacional. Em face disso, defende a necessidade de combater vigorosamente a indigência cultural a que a escola está submetida e de reconhecer a relevância das artes - particularmente, da música - no processo educativo.
Como ponto de partida, a autora considera o quanto a educação musical decorre de hábitos, valores, condutas e visões de mundo da sociedade de cada época. Entretanto, deixa claro que a música é uma parte necessária, e não periférica, da cultura humana, merecendo ocupar um lugar proeminente no sistema educacional. Em face disso, defende a necessidade de combater vigorosamente a indigência cultural a que a escola está submetida e de reconhecer a relevância das artes - particularmente, da música - no processo educativo.
Detalhes / Referência
De tramas e fios - Um ensaio sobre música e educação
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Ficha Técnica
Tipo de Produto | Livro |
Selo/Editora | Editora Unesp |
Número de Catálogo/ISBN | 978-85-7139-799-6 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2008 |
Data de Lançamento | 2008 |
Livro - Páginas | 364 páginas |
Livro - Formato | 14 x 21 cm |
Livro - Acabamento | Lombada Quadrada |
Livro - Idioma | Português |