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Uma boa maneira de identificar o impacto provocado pela obra do compositor romeno George Enescu é recorrer às impressões de alguns artistas. O violoncelista Pablo Casals afirmou que ele foi o maior fenômeno musical desde Mozart; o violinista Yehudi Menuhin, que fora seu aluno, o definiu como “o maior músico que conheci e a principal influência de minha carreira”; Alfred Cortot, por sua vez, dizia que, ainda que tocasse violino, Enescu era melhor pianista que ele próprio. Este disco reúne peças escritas no início da carreira do compositor, a partir do fim do século XIX, quando, aos 14 anos, mudou-se para Paris. O Quinteto para piano carrega forte influência da música de Brahms, enquanto outras peças revelam seu olhar para a construção de sonoridades a partir da combinação de instrumentos. É o caso de Prélude e Gavotte, para violino, violoncelo e dois pianos, ou Pastorale, minuet triste e nocturne, para violino e piano a quatro mãos. O disco revela, assim, o universo de um compositor que merece ser cada vez mais conhecido. E, para o público brasileiro, traz um interesse a mais: além do Fine Arts Quartet, o CD conta com a participação dos pianistas brasileiros Gisele Witkowski e Fabio Witkowski, ambos professores na Hotchkiss School, em Connecticut, Estados Unidos, com uma participação fundamental para fazer do álbum um item especial.
It was in Paris just before the end of the 19th century that George Enescu began to compose prolifically, but it is only in recent years that a number of these scores have emerged. The Piano Quintet in D major is one such work, lost for decades, but which proves to be a robust and elaborate piece reflecting the influence of Brahms. Enescu’s liking for unusual instrumental combinations is another theme of this album, such as the Prélude et Gavotte for violin, cello and two pianos, and the eloquent Pastorale, Menuet triste et Nocturne for violin and piano four hands. Aubade is Enescu’s only string trio, and the ever-popular Romanian Rhapsody No. 1 in the arrangement for piano and string quintet ends the programme with a flourish.
It was in Paris just before the end of the 19th century that George Enescu began to compose prolifically, but it is only in recent years that a number of these scores have emerged. The Piano Quintet in D major is one such work, lost for decades, but which proves to be a robust and elaborate piece reflecting the influence of Brahms. Enescu’s liking for unusual instrumental combinations is another theme of this album, such as the Prélude et Gavotte for violin, cello and two pianos, and the eloquent Pastorale, Menuet triste et Nocturne for violin and piano four hands. Aubade is Enescu’s only string trio, and the ever-popular Romanian Rhapsody No. 1 in the arrangement for piano and string quintet ends the programme with a flourish.
Detalhes / Referência
George Enescu (1881-1955)
Aubade in C major
Pastorale, menuet triste et nocturne
Gisele Witkowski, Ralph Evans, Niklas Schmidt, Fabio Witkowski, Efim Boico, Gil Sharon, Alexander Bickard
Fine Arts Quartet
Aubade in C major
Pastorale, menuet triste et nocturne
Gisele Witkowski, Ralph Evans, Niklas Schmidt, Fabio Witkowski, Efim Boico, Gil Sharon, Alexander Bickard
Fine Arts Quartet
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 0747313448777 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2023 |
Data de Lançamento | 2023 |