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O mundo da música clássica parece ter acordado definitivamente para a importância de resgatar o trabalho de compositoras que, por décadas – às vezes séculos –, foram colocadas à margem do repertório. Nesse processo, a criação da francesa Louise Farrenc tem se revelado fundamental – em especial pelo trabalho realizado pela pianista grega Maria Stratigou, empenhada na gravação de toda a obra para piano da autora. O volume 1 foi dedicado aos Estudos, peças criadas com objetivo pedagógico, mas que a pianista revelou em toda a sua gama de cores e expressões. Agora, ela se volta a criações que seguem a forma de tema e variações. É o primeiro de dois álbuns que ela vai dedicar à série, e nele fica ainda mais evidente a diversidade da escrita de Farrenc, que foi professora do Conservatório de Paris por três décadas. Basta ouvir as Variações brilhantes, escritas sobre um tema da ópera La cenerentola, de Rossini, em contraste com a melancolia de Variações sobre a ária O ma tendre musette – dois exemplos da exploração de uma rica paleta de cores e sentimentos que Stratigou evoca de maneira envolvente.
Highly respected in the 19th-century Parisian music scene, Louise Farrenc was acclaimed as a pianist and admired by Robert Schumann for her compositions. The Theme and Variation sets are among her most significant works for piano. Their content ranges from the humour and playfulness of the Op. 7 set, to the intimacy and melancholy of Op. 6 on the popular aria ‘O ma tendre musette!’ Maria Stratigou’s recording of the Études (GP912-13) was considered ‘beguiling piano music’ in BBC Music Magazine, confirming once again that Farrenc has been unjustly neglected as a composer.
Highly respected in the 19th-century Parisian music scene, Louise Farrenc was acclaimed as a pianist and admired by Robert Schumann for her compositions. The Theme and Variation sets are among her most significant works for piano. Their content ranges from the humour and playfulness of the Op. 7 set, to the intimacy and melancholy of Op. 6 on the popular aria ‘O ma tendre musette!’ Maria Stratigou’s recording of the Études (GP912-13) was considered ‘beguiling piano music’ in BBC Music Magazine, confirming once again that Farrenc has been unjustly neglected as a composer.
Detalhes / Referência
Jeanne Louise Farrenc (1804-75)
1. Variations brillantes sur un thème d'Aristide Farrenc, Op. 2
2. Grandes variations sur l'air Le premier Pas, Op. 4 (version for piano)
3. Variations brillantes sur un thème (air) de La Cenerentola de Rossini, Op. 5
4. Variations sur l'air favori O ma tendre musette!, Op. 6
5. Air suisse varié, Op. 7
6. Variations brillantes sur un thème du Colporteur de G. Onslow, Op. 10
7. Adieux à la Suisse. Thème de Bruguière, varié
8. Theme and Variations in F Major
9. Theme and Variations in G Major
Maria Stratigou, piano
1. Variations brillantes sur un thème d'Aristide Farrenc, Op. 2
2. Grandes variations sur l'air Le premier Pas, Op. 4 (version for piano)
3. Variations brillantes sur un thème (air) de La Cenerentola de Rossini, Op. 5
4. Variations sur l'air favori O ma tendre musette!, Op. 6
5. Air suisse varié, Op. 7
6. Variations brillantes sur un thème du Colporteur de G. Onslow, Op. 10
7. Adieux à la Suisse. Thème de Bruguière, varié
8. Theme and Variations in F Major
9. Theme and Variations in G Major
Maria Stratigou, piano
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 0747313993420 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2023 |
Data de Lançamento | 2023 |