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O pianista Gottlieb Wallisch iniciou sua carreira aos 7 anos de idade e, aos 16, estreou no Musikverein de Viena tocando o concerto Imperador de Beethoven, sob regência de Yehudi Menuhin – começo auspicioso de uma carreira que o levaria a se apresentar nas principais salas do mundo, com maestros como Kirill Petrenko, Christopher Hogwood e Martin Haselböck, entre tantos outros. Como recitalista, seus interesses são múltiplos e tem sido possível resgatar o trabalho do pianista, compositor e maestro Wilhelm Grosz (1894-1939). Nascido na Áustria, Grosz mudou-se pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, atendendo ao conselho de seu amigo Erich von Korngold, para os Estados Unidos, onde morreu ainda jovem, em 1939. Deixou, no entanto, uma robusta e variada obra para piano. Neste disco, Wallisch revela justamente isso. De um lado, estão suas inventivas Sonata e Sonatina, escritas nos anos 1920; de outro, os Doze improvisos, de 1939, que já mostram ligação com o universo da música americana – não por acaso, sua obra seria gravada pela New York Irving Berlin Music Company e por Glenn Miller e sua orquestra. O resultado é um olhar dos mais interessantes para a cena musical dos anos 1920 e 1930 e para o modo como a geopolítica marcaria a obra de tantos autores.
The Viennese composer and pianist, Wilhelm Grosz, was also a renowned conductor, orchestrator and recording director – a musician of remarkable versatility and wide-ranging influences. This first volume of his complete piano music reflects his immersion in the stylised dance music of his time, with the two Tanzsuites being distinctive examples. He sought novel ways to bring individuality to the Classical sonata, and in the 12 Improvisations, Op. 45 his music is full of innovation with evocations of gospel singing and tango.
The Viennese composer and pianist, Wilhelm Grosz, was also a renowned conductor, orchestrator and recording director – a musician of remarkable versatility and wide-ranging influences. This first volume of his complete piano music reflects his immersion in the stylised dance music of his time, with the two Tanzsuites being distinctive examples. He sought novel ways to bring individuality to the Classical sonata, and in the 12 Improvisations, Op. 45 his music is full of innovation with evocations of gospel singing and tango.
Detalhes / Referência
Wilhelm Grosz (1894-1939)
Spiegelmensch, Op. 12: 2 Pieces (version for piano)
Tanzsuite (Dance Suite) No. 1
Piano Sonatina on E-H-A-E, Op. -2
Tanzsuite (Dance Suite) No. 2, Op. 20
Piano Sonata in G Major, Op. 21
12 Improvisations, Op. 45
Spiegelmensch, Op. 12: 2 Pieces (version for piano)
Tanzsuite (Dance Suite) No. 1
Piano Sonatina on E-H-A-E, Op. -2
Tanzsuite (Dance Suite) No. 2, Op. 20
Piano Sonata in G Major, Op. 21
12 Improvisations, Op. 45
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 0747313992720 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2024 |
Data de Lançamento | 2024 |