Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo

Hugo Vargas Pilger

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Na trajetória do violoncelista Hugo Pilger convivem duas identidades: a do intérprete e a do pesquisador. Elas, porém, não são excludentes, mas complementares. E é por isso que, à gravação de algumas das principais peças de Heitor Villa-Lobos para violoncelo (leia mais sobre o disco na pág. 75), somou-se uma extensa pesquisa sobre o modo como o compositor trata o instrumento em suas obras. O resultado disso está agora disponível neste livro, no qual Pilger propõe a seus leitores uma premissa estimulante: o trabalho do autor como instrumentista foi decisivo no desenvolvimento de sua atuação como compositor. Para mostrar os motivos que o levaram a essa conclusão, ele inicia a obra com um vasto capítulo dedicado a investigar a relação de Villa-Lobos com o violoncelo, recuperando dados biográficos e aspectos da época, como os principais instrumentistas e compositores em atuação no período. Por conta disso, a primeira parte do livro acaba oferecendo um painel cuidadoso e estimulante não apenas do trajeto artístico de um autor mas também de todo um período, um dos mais ricos por sinal, da história da música brasileira. Na sequência, Pilger desenvolve, então, a análise criteriosa do “idioma” criado pelo compositor ao escrever para violoncelo. E o faz a partir de dezenas de exemplos musicais extraídos de algumas de suas principais composições.

Detalhes / Referência

Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo
Hugo Vargas Pilger

Ficha Técnica

Tipo de Produtolivro
Selo/EditoraEditora CRV
Número de Catálogo/ISBN978-85-8042-609-0
Procedência
Peso de item
Data gravação2013
Data de Lançamento2014
Livro - Páginas284
Livro - Formato16 x 23 cm
Livro - Acabamentolombada quadrada
Livro - Idiomaportuguês