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Joseph Haydn: Piano Sonatas Nos. 20, 34, 51 & 52
Paul Lewis (piano)
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Há várias maneiras de imaginar o repertório de um disco ou de um amplo projeto discográfico. De um lado, a combinação de peças de diferentes autores; de outro, ciclos dedicados a um corpo de obra de um mesmo compositor. O pianista britânico Paul Lewis opta pela segunda opção. Um dos maiores pianistas da atualidade, ele se aproxima do repertório buscando o olhar mais completo possível sobre a criação dos autores a que se dedica. De Beethoven, por exemplo, gravou todas as 32 sonatas e, em seguida, os cinco concertos para piano e orquestra. Partiu, então, para as sonatas de Schubert. E, desde 2018, dedica-se às sonatas de Haydn – neste segundo volume do projeto, grava as de nº 20, nº 34, nº 51 e nº 52. O compositor foi o precursor do gênero que ajudou a moldar. E a familiaridade de Lewis com esse repertório é evidente, assim como a experiência de ter gravado seus herdeiros Beethoven e Schubert parece lhe dar a capacidade de extrair das obras aspectos originais, em especial nas sonatas nº 51 e nº 52 que, em sua interpretação, revelam uma dramaticidade e um uso orquestral do piano premonitórios. Com isso, o disco é uma revelação dupla: sobre a maturidade de Lewis, mas também sobre um período fundamental para a história do piano – e da música como um todo.
In 2018, Paul Lewis embarked on an exploration of one of the richest bodies of work of the Classical era: the keyboard sonatas of Haydn.
For his second volume, the British pianist tackles some of the most remarkable pieces in this vast oeuvre: the exceptionally concise Sonata in D major Hob. XVI:51, for example, which is surprisingly pre-Romantic (Schubert is not far off), or the celebrated Sonata in E flat major Hob. XVI:52, with which Haydn conferred well-nigh symphonic dimensions on the keyboard sonata for the very first time.
In 2018, Paul Lewis embarked on an exploration of one of the richest bodies of work of the Classical era: the keyboard sonatas of Haydn.
For his second volume, the British pianist tackles some of the most remarkable pieces in this vast oeuvre: the exceptionally concise Sonata in D major Hob. XVI:51, for example, which is surprisingly pre-Romantic (Schubert is not far off), or the celebrated Sonata in E flat major Hob. XVI:52, with which Haydn conferred well-nigh symphonic dimensions on the keyboard sonata for the very first time.
Detalhes / Referência
Franz Joseph Haydn (1732-1809)
Piano Sonata No. 33 in C minor, Hob.XVI:20
Piano Sonata No. 53 in E minor, Hob.XVI:34
Piano Sonata No. 61 in D major, Hob.XVI:51
Piano Sonata No. 62 in E flat major, Hob.XVI:52
Paul Lewis (piano)
Piano Sonata No. 33 in C minor, Hob.XVI:20
Piano Sonata No. 53 in E minor, Hob.XVI:34
Piano Sonata No. 61 in D major, Hob.XVI:51
Piano Sonata No. 62 in E flat major, Hob.XVI:52
Paul Lewis (piano)
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 5400863054960 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2021 |
Data de Lançamento | 2021 |