Comentários
O nome do compositor e gambista Monsieur de Sainte-Colombe está envolto em mistério. Sabemos que, no século XVII, ele se apresentou com frequência em Paris, mas sobre sua origem, sua família e sua vida as informações são escassas. Não por acaso, ele já ganhou o mundo da ficção: é personagem do filme Todas as manhãs do mundo, dirigido por Alain Corneau (no qual foi “dublado” à viola por ninguém menos que Jordi Savall). Pois uma chance especial de conhecer sua obra é este disco lançado pelos gambistas e pesquisadores italianos Paolo Biordi e Francesco Tomei. Eles interpretam os concertos para duas violas do compositor, partituras que ficaram perdidas durante séculos e foram redescobertas em 1966. A audição nos dá uma amostra bastante representativa do impacto que a criação de Sainte-Colombe deve ter provocado em seu tempo: as peças ampliam as possibilidades expressivas da viola da gamba, o que se torna ainda mais marcante no diálogo entre os dois instrumentistas, e revelam um universo de contrastes sonoros de um autor cuja imaginação parecia não ter limites.
Monsieur de Sainte-Colombes life is largely shrouded in mystery, and almost nothing was known of his music until these Concerts deux violes esgales were discovered in Geneva in 1966. Full of inspiration and fantasy, these pieces are often technically very demanding, innovatively deploying the viols entire range and putting players to the test in ways that were unprecedented in French viol literature. The sound of the viols is as haunting as the musics titles are teasingly expressive, and for their extraordinary imagination, originality and rare sonic splendour these works are justly considered one of the great monuments of European Baroque music.
Monsieur de Sainte-Colombes life is largely shrouded in mystery, and almost nothing was known of his music until these Concerts deux violes esgales were discovered in Geneva in 1966. Full of inspiration and fantasy, these pieces are often technically very demanding, innovatively deploying the viols entire range and putting players to the test in ways that were unprecedented in French viol literature. The sound of the viols is as haunting as the musics titles are teasingly expressive, and for their extraordinary imagination, originality and rare sonic splendour these works are justly considered one of the great monuments of European Baroque music.
Detalhes / Referência
Monsieur de Sainte Colombe (c.1660-1720)
Concert No. 1 for 2 Violas "Le retrouvé"
Concert No. 18 for 2 Violas "Les bateries"
Concert No. 53 for 2 Violas "L’aureille"
Concert No. 45 for 2 Violas "Le cor"
Concert No. 44 for 2 Violas "Tombeau"
Concert No. 59 for 2 Violas "Le précipité"
Concert No. 39 for 2 Violas "Le resjoui"
Concert No. 60 for 2 Violas "Le majestueux"
Concert No. 66 for 2 Violas "L'infidelle"
Concert No. 6 for 2 Violas "La Duchesse"
Concert No. 61 for 2 Violas "Le varié"
Concert No. 28 for 2 Violas "Le passant"
Concert No. 7 for 2 Violas "Le pleureux"
Concert No. 48 for 2 Violas "Le raporté"
Paolo Biordi, Francesco Tomei
Concert No. 1 for 2 Violas "Le retrouvé"
Concert No. 18 for 2 Violas "Les bateries"
Concert No. 53 for 2 Violas "L’aureille"
Concert No. 45 for 2 Violas "Le cor"
Concert No. 44 for 2 Violas "Tombeau"
Concert No. 59 for 2 Violas "Le précipité"
Concert No. 39 for 2 Violas "Le resjoui"
Concert No. 60 for 2 Violas "Le majestueux"
Concert No. 66 for 2 Violas "L'infidelle"
Concert No. 6 for 2 Violas "La Duchesse"
Concert No. 61 for 2 Violas "Le varié"
Concert No. 28 for 2 Violas "Le passant"
Concert No. 7 for 2 Violas "Le pleureux"
Concert No. 48 for 2 Violas "Le raporté"
Paolo Biordi, Francesco Tomei
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 8007144079529 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2022 |
Data de Lançamento | 2022 |