Comentários
Conhecida por ser a árvore que deu nome a nosso país, o pau-brasil participou logo no início da história nacional, ocupando lugar relevante no processo econômico a partir da peculiar tintura vermelha que sua seiva fornece. O resultado é que a planta foi quase extinta de nossa mata Atlântica, mesmo quando sua utilidade como matéria-prima para a tinta já havia se esgotado. À parte sua tintura, ainda no século XVIII, sua densidade e sua elasticidade lhe conferiram outra utilidade, desta vez para o mundo da música. Afinal, preenchia os requisitos ideais para a construção de arcos de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Este livro especial, ao mesmo tempo uma homenagem e um grito de alerta sobre a existência e a importância da preservação desta espécie, abre com a frase do compositor Giovanni Battista Viotti "Le violon, c’est l’archet" ("O violino é o arco"). Partindo dessa ideia, a fotógrafa Luciana Ferraz (que assina os textos com Otavio Juliano) apresenta um livro caprichado, em formato grande e com capa dura, com fotos muito bonitas e declarações de artistas conhecidos. Assim, documenta as etapas do ciclo do beneficiamento do pau-brasil, desde seu estado na natureza selvagem até virar arcos sofisticados que acompanham os instrumentos dos mais famosos músicos. Fica registrado também o trabalho dos archetários, que dominam a arte minuciosa de confecção de arcos.
Detalhes / Referência
O som do pau-brasil - A árvore da música
Luciana Ferraz
Luciana Ferraz
Ficha Técnica
Tipo de Produto | livro |
Selo/Editora | InterFace |
Número de Catálogo/ISBN | 978-85-911516-0-8 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2012 |
Data de Lançamento | 2012 |
Livro - Páginas | 205 |
Livro - Formato | 31 x 31 cm |
Livro - Acabamento | lombada quadrada |
Livro - Idioma | português |