R$128,40
até 3x sem juros no cartão em pedidos
acima de R$ 400,00
Comentários
Oscar Fernândez é o compositor brasileiro Oscar Lorenzo Fernândez, que por aqui não costuma ter seu “Lorenzo” omitido. Mas que isso não sirva como sugestão de falta de familiaridade do pianista Martin Jones com sua obra. Pelo contrário. O músico inglês elegeu a música brasileira como um de seus focos de pesquisa e interpretação e, nos últimos dois anos, lançou discos dedicados a Francisco Mignone e Radamés Gnattali (também disponíveis na Loja CLÁSSICOS). E, de qualquer forma, o olhar estrangeiro pode trazer algo interessante: com o objetivo de apresentar a seu público o compositor, ele realiza uma escolha de obras preocupada em mostrar múltiplas facetas de Lorenzo Fernândez, do interesse pelo impressionismo francês do início da carreira ao caráter introspectivo de suas obras mais maduras, chegando ao fascínio pelo folclore que seria uma das marcas centrais de sua criação. A partir desse conceito, Jones oferece leituras empolgantes de obras como as Suítes brasileiras nº 1, nº 2 e nº 3, assim como revela-se um intérprete sensível e lírico em peças como Noturno, Revêrie ou os fascinantes Prelúdios do crepúsculo, conjunto que por si só já valeria conhecer o álbum.
Fernândez’ work can be divided into three periods, the first (1918-22) is influenced by French Impressionism, the second (1923-38) is marked by the systematic use of folklore, particularly amerindian rhythms and harmonies, rather than ‘popular’ urban melodies. Finally (1939-48) was a period of increasing introspection and the development of a more universally recognised language. [© Adrian Farmer] Martin Jones has been one of Britain’s most highly regarded solo pianists since first coming to international attention in 1968 when he received the Dame Myra Hess Award. The same year he made his London debut at the Queen Elizabeth Hall and his New York debut at Carnegie Hall, and ever since has been in demand for recitals and concerto performances. He has made over 90 recordings with Nimbus Records exploring music that is not often played including the complete works of 18 composers.
Fernândez’ work can be divided into three periods, the first (1918-22) is influenced by French Impressionism, the second (1923-38) is marked by the systematic use of folklore, particularly amerindian rhythms and harmonies, rather than ‘popular’ urban melodies. Finally (1939-48) was a period of increasing introspection and the development of a more universally recognised language. [© Adrian Farmer] Martin Jones has been one of Britain’s most highly regarded solo pianists since first coming to international attention in 1968 when he received the Dame Myra Hess Award. The same year he made his London debut at the Queen Elizabeth Hall and his New York debut at Carnegie Hall, and ever since has been in demand for recitals and concerto performances. He has made over 90 recordings with Nimbus Records exploring music that is not often played including the complete works of 18 composers.
Detalhes / Referência
Piano Music of Oscar Fernândez
01. Duas Miniatures, Op. 1: I. Andante
02. Duas Miniatures, Op. 1: II. Presto
03. Noturno, Op. 3
04. Arabesca, Op. 5
05. Preludios do crepusculo, Op. 15: I. Evocacão da tarde
06. Preludios do crepusculo, Op. 15: II. Idílio
07. Preludios do crepusculo, Op. 15: III. Ocaso
08. Preludios do crepusculo, Op. 15: IV. Angelus
09. Preludios do crepusculo, Op. 15: V. Pirilampos
10. Três Estudos. Em forma de Sonatina: I. Allegro con brio
11. Três Estudos. Em forma de Sonatina: II. Moderato
12. Três Estudos. Em forma de Sonatina: III. Allegro scherzando
13. Valsa Suburbana, Op. 70
14. Suite Brasileira No. 1 Sobre têmas originals: I. Velha Modinha
15. Suite Brasileira No. 1 Sobre têmas originals: II. Suave Acalanto
16. Suite Brasileira No. 1 Sobre têmas originals: III. Saudosa Seresta
17. Suite Brasileira No. 2 Sobre têmas originals: I. Ponteio
18. Suite Brasileira No. 2 Sobre têmas originals: II. Moda
19. Suite Brasileira No. 2 Sobre têmas originals: III. Cateretê
20. Suite Brasileira No. 3 Sobre têmas originals: I. Toada
21. Suite Brasileira No. 3 Sobre têmas originals: II. Serésta
22. Suite Brasileira No. 3 Sobre têmas originals: III. Jongo
23. Rêverie, Op. 20
24. Prelúdio Fantástico
25. Miragem
Martin Jones (piano)
01. Duas Miniatures, Op. 1: I. Andante
02. Duas Miniatures, Op. 1: II. Presto
03. Noturno, Op. 3
04. Arabesca, Op. 5
05. Preludios do crepusculo, Op. 15: I. Evocacão da tarde
06. Preludios do crepusculo, Op. 15: II. Idílio
07. Preludios do crepusculo, Op. 15: III. Ocaso
08. Preludios do crepusculo, Op. 15: IV. Angelus
09. Preludios do crepusculo, Op. 15: V. Pirilampos
10. Três Estudos. Em forma de Sonatina: I. Allegro con brio
11. Três Estudos. Em forma de Sonatina: II. Moderato
12. Três Estudos. Em forma de Sonatina: III. Allegro scherzando
13. Valsa Suburbana, Op. 70
14. Suite Brasileira No. 1 Sobre têmas originals: I. Velha Modinha
15. Suite Brasileira No. 1 Sobre têmas originals: II. Suave Acalanto
16. Suite Brasileira No. 1 Sobre têmas originals: III. Saudosa Seresta
17. Suite Brasileira No. 2 Sobre têmas originals: I. Ponteio
18. Suite Brasileira No. 2 Sobre têmas originals: II. Moda
19. Suite Brasileira No. 2 Sobre têmas originals: III. Cateretê
20. Suite Brasileira No. 3 Sobre têmas originals: I. Toada
21. Suite Brasileira No. 3 Sobre têmas originals: II. Serésta
22. Suite Brasileira No. 3 Sobre têmas originals: III. Jongo
23. Rêverie, Op. 20
24. Prelúdio Fantástico
25. Miragem
Martin Jones (piano)
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 0710357811524 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2023 |
Data de Lançamento | 2023 |