Comentários
Prezada leitora, prezado leitor,
Depois das estreias ocorridas em abril no Theatro Municipal de São Paulo, duas novas óperas ganham os palcos brasileiros: Aleijadinho, de Ernani Aguiar com libreto de André Cardoso, e Café, de Felipe Senna sobre argumento de Mário de Andrade.
É, sem dúvida, um momento especial para a produção lírica nacional. A matéria de capa desta edição da Revista CONCERTO, redigida pelo editor executivo João Luiz Sampaio, trata da relação da ópera com o Brasil. Como escreve Sampaio, é um país se revelando na ópera “e que encontra na arte lições
a serem levadas em conta na construção de um futuro”.
É neste mês, ainda, que acontece a 24ª edição do Festival Amazonas de Ópera, a primeira presencial desde a pandemia. Também aqui há repertório tratando de assuntos brasileiros, como O menino maluquinho, de Ernani Aguiar, O caixeiro da taverna, de Guilherme Bernstein e Onheama, de João Guilherme Ripper. Além disso, o FAO, como sempre, tem importantes títulos do repertório histórico, com Puccini, Verdi e uma nova montagem de Peter Grimes, de Benjamin Britten, uma das principais criações operísticas do século XX – saiba mais no texto de Irineu Franco Perpetuo publicado na seção Repertório.
Com o lançamento de dois álbuns e um concerto na Sala São Paulo junto à GRU Sinfônica, o quarteto de violões Quaternaglia comemora 30 anos de uma trajetória rara coroada de sucessos. O fundador do conjunto, o violonista Sidney Molina, conversou com Luciana Medeiros para a entrevista publicada na seção Em Conversa desta edição.
Após o recesso imposto pela pandemia, finalmente as entidades promotoras de concertos internacionais conseguem retomar suas atividades: Cultura Artística e Dellarte apresentam o tenor Piotr Beczala (leia mais na seção Palco) – a Cultura Artística ainda promove o duo formado pelo violinista Théotime Langlois de Swarte e o pianista Tanguy de Williencourt; Toquinho e orquestra abrem a temporada do Mozarteum Brasileiro; e a pianista Elena Bashkirova é o destaque da Tucca.
Acompanhe, nesta edição da Revista CONCERTO, as seções Fermata (com Anna Maria Kieffer contando de seu novo projeto) e Acontece (sobre o pianista Kirill Gerstein que se apresenta com a Osesp), além dos artigos de nossos colunistas João Marcos Coelho (sobre os 100 anos de Iannis Xenakis), Jorge Coli (Claude Debussy) e Júlio Medaglia (que escreve sobre o Musica Brasilis de Rosana Lanzelotte).
Osesp, Sala Cecília Meireles, Filarmônica de Minas Gerais, Ospa, Theatros Municipais, Oses, Orquestra Sinfônica Brasileira
e muito mais: leia a Revista CONCERTO e participe da temporada musical de sua cidade!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Depois das estreias ocorridas em abril no Theatro Municipal de São Paulo, duas novas óperas ganham os palcos brasileiros: Aleijadinho, de Ernani Aguiar com libreto de André Cardoso, e Café, de Felipe Senna sobre argumento de Mário de Andrade.
É, sem dúvida, um momento especial para a produção lírica nacional. A matéria de capa desta edição da Revista CONCERTO, redigida pelo editor executivo João Luiz Sampaio, trata da relação da ópera com o Brasil. Como escreve Sampaio, é um país se revelando na ópera “e que encontra na arte lições
a serem levadas em conta na construção de um futuro”.
É neste mês, ainda, que acontece a 24ª edição do Festival Amazonas de Ópera, a primeira presencial desde a pandemia. Também aqui há repertório tratando de assuntos brasileiros, como O menino maluquinho, de Ernani Aguiar, O caixeiro da taverna, de Guilherme Bernstein e Onheama, de João Guilherme Ripper. Além disso, o FAO, como sempre, tem importantes títulos do repertório histórico, com Puccini, Verdi e uma nova montagem de Peter Grimes, de Benjamin Britten, uma das principais criações operísticas do século XX – saiba mais no texto de Irineu Franco Perpetuo publicado na seção Repertório.
Com o lançamento de dois álbuns e um concerto na Sala São Paulo junto à GRU Sinfônica, o quarteto de violões Quaternaglia comemora 30 anos de uma trajetória rara coroada de sucessos. O fundador do conjunto, o violonista Sidney Molina, conversou com Luciana Medeiros para a entrevista publicada na seção Em Conversa desta edição.
Após o recesso imposto pela pandemia, finalmente as entidades promotoras de concertos internacionais conseguem retomar suas atividades: Cultura Artística e Dellarte apresentam o tenor Piotr Beczala (leia mais na seção Palco) – a Cultura Artística ainda promove o duo formado pelo violinista Théotime Langlois de Swarte e o pianista Tanguy de Williencourt; Toquinho e orquestra abrem a temporada do Mozarteum Brasileiro; e a pianista Elena Bashkirova é o destaque da Tucca.
Acompanhe, nesta edição da Revista CONCERTO, as seções Fermata (com Anna Maria Kieffer contando de seu novo projeto) e Acontece (sobre o pianista Kirill Gerstein que se apresenta com a Osesp), além dos artigos de nossos colunistas João Marcos Coelho (sobre os 100 anos de Iannis Xenakis), Jorge Coli (Claude Debussy) e Júlio Medaglia (que escreve sobre o Musica Brasilis de Rosana Lanzelotte).
Osesp, Sala Cecília Meireles, Filarmônica de Minas Gerais, Ospa, Theatros Municipais, Oses, Orquestra Sinfônica Brasileira
e muito mais: leia a Revista CONCERTO e participe da temporada musical de sua cidade!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Detalhes / Referência
Editorial
Contraponto
As notícias do mundo musical
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre o projeto Musica Brasilis
Notas Soltas
O mistério Debussy, por Jorge Coli
Palco
O tenor Piotr Beczala fala sobre seus recitais no Brasil, por João Luiz Sampaio
Em Conversa
Sidney Molina e os trinta anos do Quarteto Quaternaglia, por Luciana Medeiros
Reperório
Peter Grimes, de Benjamin Britten, por Irineu Franco Perpetuo
Música Viva
Iannis Xenakis, por João Marcos Coelho
Capa
O Brasil visto pela ópera, por João Luiz Sampaio
Acontece
Kirill Gerstein interpreta concerto de Thomas Adès com a Osesp, por João Luiz Sampaio
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs
Consulte os novos lançamentos e os títulos à venda
Livros
Outros Eventos
Fermata
Anna Maria Kieffer e as Vozes de São Paulo, por Camila Fresca
Contraponto
As notícias do mundo musical
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre o projeto Musica Brasilis
Notas Soltas
O mistério Debussy, por Jorge Coli
Palco
O tenor Piotr Beczala fala sobre seus recitais no Brasil, por João Luiz Sampaio
Em Conversa
Sidney Molina e os trinta anos do Quarteto Quaternaglia, por Luciana Medeiros
Reperório
Peter Grimes, de Benjamin Britten, por Irineu Franco Perpetuo
Música Viva
Iannis Xenakis, por João Marcos Coelho
Capa
O Brasil visto pela ópera, por João Luiz Sampaio
Acontece
Kirill Gerstein interpreta concerto de Thomas Adès com a Osesp, por João Luiz Sampaio
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs
Consulte os novos lançamentos e os títulos à venda
Livros
Outros Eventos
Fermata
Anna Maria Kieffer e as Vozes de São Paulo, por Camila Fresca
Ficha Técnica
Tipo de Produto | REV |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 293 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2022 |
Data de Lançamento | 2022 |
Livro - Páginas | 36 |
Livro - Formato | 21cm X 27,5 cm |
Livro - Acabamento | Caderno |
Livro - Idioma | Português |