Comentários
Prezada leitora, prezado leitor,
Giacomo Puccini, uma das maiores expressões da ópera de todos os tempos, ilustra a capa da Revista CONCERTO. No ano do centenário de sua morte, o mestre será homenageado também no Brasil, onde em março acontece, no Theatro Municipal de São Paulo, a estreia de uma nova montagem de Madama Butterfly. O editor executivo João Luiz Sampaio escreve sobre a obra e sobre o percurso criativo de Puccini na reportagem de capa desta edição.
Com uma obra da coreana Unsuk Chin – um concerto para sheng, instrumento de sopro milenar –, a Osesp programa para março um dos eventos mais interessantes da temporada. O jornalista Irineu Franco Perpetuo entrevistou a compositora Chin, que contou de sua trajetória e trabalho.
A maestra carioca Sarah Higino, que este mês dirige um concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, estudou com mestres como Heitor Alimonda e Myrian Dauelsberg e formou-se em piano e regência pela UFRJ. Higino é a musicista apresentada pela jornalista Luciana Medeiros na seção Fermata. Na seção Dança, a jornalista Amanda Queirós escreve sobre a nova temporada da São Paulo Companhia de Dança. E na seção Histórias da música, a jornalista Ana Cursino Guariglia conta sobre o projeto Ação Social pela Música do Brasil, liderado por Fiorella Solares.
A cravista Rosana Lanzelotte volta a colaborar com a Revista CONCERTO para escrever sobre a música composta por d. Pedro I quando da ocasião da primeira constituição brasileira, há duzentos anos. E na seção Repertório, João Luiz Sampaio discorre sobre a ópera Riders to the Sea, de Ralph Vaughan Williams, que será apresentada este mês no Theatro São Pedro de São Paulo.
Camila Fresca, jornalista e pesquisadora com doutorado pela Universidade de São Paulo, é a nova colunista da Revista CONCERTO. Camila – que trabalha para a Revista CONCERTO há quase vinte anos – vai assinar a seção Horizontes em que pretende abordar, entre outros assuntos, questões da atualidade da atividade musical clássica.
Leia ainda os textos dos colunistas João Marcos Coelho (sobre os 85 anos de Marlos Nobre), de Jorge Coli (que reflete sobre a fraternidade) e Júlio Medaglia (que homenageia o maestro Tullio Colacioppo, falecido em fevereiro).
Apresentamos também nesta edição as temporadas da Ospa, da Opes, das orquestras de Guarulhos e de Piracicaba, da Osuel e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Consulte o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical.
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Giacomo Puccini, uma das maiores expressões da ópera de todos os tempos, ilustra a capa da Revista CONCERTO. No ano do centenário de sua morte, o mestre será homenageado também no Brasil, onde em março acontece, no Theatro Municipal de São Paulo, a estreia de uma nova montagem de Madama Butterfly. O editor executivo João Luiz Sampaio escreve sobre a obra e sobre o percurso criativo de Puccini na reportagem de capa desta edição.
Com uma obra da coreana Unsuk Chin – um concerto para sheng, instrumento de sopro milenar –, a Osesp programa para março um dos eventos mais interessantes da temporada. O jornalista Irineu Franco Perpetuo entrevistou a compositora Chin, que contou de sua trajetória e trabalho.
A maestra carioca Sarah Higino, que este mês dirige um concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, estudou com mestres como Heitor Alimonda e Myrian Dauelsberg e formou-se em piano e regência pela UFRJ. Higino é a musicista apresentada pela jornalista Luciana Medeiros na seção Fermata. Na seção Dança, a jornalista Amanda Queirós escreve sobre a nova temporada da São Paulo Companhia de Dança. E na seção Histórias da música, a jornalista Ana Cursino Guariglia conta sobre o projeto Ação Social pela Música do Brasil, liderado por Fiorella Solares.
A cravista Rosana Lanzelotte volta a colaborar com a Revista CONCERTO para escrever sobre a música composta por d. Pedro I quando da ocasião da primeira constituição brasileira, há duzentos anos. E na seção Repertório, João Luiz Sampaio discorre sobre a ópera Riders to the Sea, de Ralph Vaughan Williams, que será apresentada este mês no Theatro São Pedro de São Paulo.
Camila Fresca, jornalista e pesquisadora com doutorado pela Universidade de São Paulo, é a nova colunista da Revista CONCERTO. Camila – que trabalha para a Revista CONCERTO há quase vinte anos – vai assinar a seção Horizontes em que pretende abordar, entre outros assuntos, questões da atualidade da atividade musical clássica.
Leia ainda os textos dos colunistas João Marcos Coelho (sobre os 85 anos de Marlos Nobre), de Jorge Coli (que reflete sobre a fraternidade) e Júlio Medaglia (que homenageia o maestro Tullio Colacioppo, falecido em fevereiro).
Apresentamos também nesta edição as temporadas da Ospa, da Opes, das orquestras de Guarulhos e de Piracicaba, da Osuel e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Consulte o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO e participe com a gente da temporada musical.
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Detalhes / Referência
Editorial
Contraponto
As notícias do mundo musical
Temporadas 2024
Conheça as programações da Ospa, Opes, Osuel, orquestras de Guarulhos e de Piracicaba e Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia rscreve sobre o maestro Tullio Colacioppo
Dança
A programação 2024 da São Paulo Companhia de Dança, por Amanda Queirós
Em Conversa
Entrevista com a compositora Unsuk Chin, por Irineu Franco Perpetuo
Horizontes
Identidade e diversidade, por Camila Fresca
Notas Soltas
A fraternidade universal, por Jorge Coli
Histórias da Música
A Ação Social pela Música do Brasil, por Ana Cursino Guariglia
Música Viva
Marlos Nobre 85 anos, por João Marcos Coelho
Repertório
Ópera Riders to the Sea, de Vaughan Williams, por João Luiz Sampaio
Memória
A primeira constituição e sua música, por Rosana Lanzelotte
Capa
A ópera segundo Puccini, por João Luiz Sampaio
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs e Livros
Outros Eventos
Fermata
A maestra Sarah Higino, por Luciana Medeiros
Contraponto
As notícias do mundo musical
Temporadas 2024
Conheça as programações da Ospa, Opes, Osuel, orquestras de Guarulhos e de Piracicaba e Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia rscreve sobre o maestro Tullio Colacioppo
Dança
A programação 2024 da São Paulo Companhia de Dança, por Amanda Queirós
Em Conversa
Entrevista com a compositora Unsuk Chin, por Irineu Franco Perpetuo
Horizontes
Identidade e diversidade, por Camila Fresca
Notas Soltas
A fraternidade universal, por Jorge Coli
Histórias da Música
A Ação Social pela Música do Brasil, por Ana Cursino Guariglia
Música Viva
Marlos Nobre 85 anos, por João Marcos Coelho
Repertório
Ópera Riders to the Sea, de Vaughan Williams, por João Luiz Sampaio
Memória
A primeira constituição e sua música, por Rosana Lanzelotte
Capa
A ópera segundo Puccini, por João Luiz Sampaio
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs e Livros
Outros Eventos
Fermata
A maestra Sarah Higino, por Luciana Medeiros
Ficha Técnica
Tipo de Produto | REV |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 313 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2024 |
Data de Lançamento | 2024 |
Livro - Páginas | 40 |
Livro - Formato | 21 cm X 27,5 cm |
Livro - Acabamento | Caderno |
Livro - Idioma | Português |