Comentários
Prezada leitora, prezado leitor,
Os grandes compositores Aaron Copland e Leonard Bernstein ilustram a capa desta edição da Revista CONCERTO. A foto histórica foi tirada por Walter H. Scott em Tanglewood, em cerca de 1970, e pertence aos arquivos da Orquestra Sinfônica de Boston. Em março – e ao longo de todo o ano –, diversas temporadas incluem obras desses e de outros destacados criadores que moldaram a linguagem da música clássica nos Estados Unidos. E esse é o tema de nossa matéria de capa, “Música nos Estados Unidos”, escrita pelo editor executivo João Luiz Sampaio.
Uma das grandes notícias de 2025 será, sem dúvida, a inauguração do novo teatro de ópera João Simões Lopes Neto, parte do Complexo Cultural Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre, prevista para o fim de março. Em parceria com a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (Cors) e a Ospa, a Secretaria de Cultura e o governo do estado promovem a encenação da ópera Turandot, de Puccini. Leia a matéria especial escrita por Amanda Queirós sobre esse inteligente e bem-vindo investimento público na cultura clássica brasileira.
A pianista brasileira Sonia Rubinsky é a entrevistada desta edição. Radicada há muitos anos na Europa, ela conversou com o jornalista Irineu Franco Perpetuo sobre diversos temas, incluindo seus concertos com a Osesp. Em março, Sonia e Osesp iniciam uma parceria que prevê a gravação da integral dos concertos de Villa-Lobos para a coleção Música do Brasil, do selo Naxos.
Na seção Fermata, a jornalista Luciana Medeiros traça o perfil do novo maestro do Coro da Osesp, o britânico Thomas Blunt: “Tive a sorte de estudar com Neil Thomson e Bernard Haitink, duas de minhas maiores influências e inspirações”, afirma o maestro. Já a jornalista Ana Cursino Guariglia conversou com o maestro Marcelo Falcão e com o gestor artístico da Santa Marcelina Cultura, Ricardo Appezzato, para escrever sobre o programa Cine São Pedro, que apresenta cinema com música ao vivo.
Leia, ainda, os artigos de nossos colunistas: Camila Fresca aborda os desafios da mudança climática para a atividade musical, João Marcos Coelho escreve sobre a compositora Gabriela Ortiz, Jorge Coli reflete sobre “o canto da sereia”, e Júlio Medaglia relembra Matias de Oliveira Pinto, falecido em fevereiro em um acidente automobilístico.
Acompanhe a Revista CONCERTO e participe da temporada musical de sua cidade. Bom CONCERTO!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Os grandes compositores Aaron Copland e Leonard Bernstein ilustram a capa desta edição da Revista CONCERTO. A foto histórica foi tirada por Walter H. Scott em Tanglewood, em cerca de 1970, e pertence aos arquivos da Orquestra Sinfônica de Boston. Em março – e ao longo de todo o ano –, diversas temporadas incluem obras desses e de outros destacados criadores que moldaram a linguagem da música clássica nos Estados Unidos. E esse é o tema de nossa matéria de capa, “Música nos Estados Unidos”, escrita pelo editor executivo João Luiz Sampaio.
Uma das grandes notícias de 2025 será, sem dúvida, a inauguração do novo teatro de ópera João Simões Lopes Neto, parte do Complexo Cultural Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre, prevista para o fim de março. Em parceria com a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (Cors) e a Ospa, a Secretaria de Cultura e o governo do estado promovem a encenação da ópera Turandot, de Puccini. Leia a matéria especial escrita por Amanda Queirós sobre esse inteligente e bem-vindo investimento público na cultura clássica brasileira.
A pianista brasileira Sonia Rubinsky é a entrevistada desta edição. Radicada há muitos anos na Europa, ela conversou com o jornalista Irineu Franco Perpetuo sobre diversos temas, incluindo seus concertos com a Osesp. Em março, Sonia e Osesp iniciam uma parceria que prevê a gravação da integral dos concertos de Villa-Lobos para a coleção Música do Brasil, do selo Naxos.
Na seção Fermata, a jornalista Luciana Medeiros traça o perfil do novo maestro do Coro da Osesp, o britânico Thomas Blunt: “Tive a sorte de estudar com Neil Thomson e Bernard Haitink, duas de minhas maiores influências e inspirações”, afirma o maestro. Já a jornalista Ana Cursino Guariglia conversou com o maestro Marcelo Falcão e com o gestor artístico da Santa Marcelina Cultura, Ricardo Appezzato, para escrever sobre o programa Cine São Pedro, que apresenta cinema com música ao vivo.
Leia, ainda, os artigos de nossos colunistas: Camila Fresca aborda os desafios da mudança climática para a atividade musical, João Marcos Coelho escreve sobre a compositora Gabriela Ortiz, Jorge Coli reflete sobre “o canto da sereia”, e Júlio Medaglia relembra Matias de Oliveira Pinto, falecido em fevereiro em um acidente automobilístico.
Acompanhe a Revista CONCERTO e participe da temporada musical de sua cidade. Bom CONCERTO!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Detalhes / Referência
Editorial
Contraponto
As notícias do mundo musical
Temporadas 2025
Conheça as programações da Orquestra Petrobras Sinfônica, da Orquestra Sinfônica do Paraná, da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, da São Paulo Companhia de Dança e das séries da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Música Inaudita e Caixa de Música
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre Matias de Oliveira Pinto
Especial
Turandot, de Puccini, inaugura novo teatro de ópera em Porto Alegre, por Amanda Queirós
Horizontes
No calor da hora: música e meio-ambiente, por Camila Fresca
Notas Soltas
O canto da sereia, por Jorge Coli
Em Conversa
Pianista Sonia Rubinsky fala sobre projeto de gravação dos concertos para piano de Villa-Lobos, por Irineu Franco Perpetuo
Acontece
Theatro São Pedro apresenta série com filmes brasileiros e alemães com trilha ao vivo, por Ana Cursino Guariglia
Música Viva
Gabriela Ortiz, por João Marcos Coelho
Capa
Música nos Estados Unidos, por João Luiz Sampaio
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs e Livros
Consulte os lançamentos e os títulos à venda
Outros Eventos
Fermata
O maestro Thomas Blunt, por Luciana Medeiros
Contraponto
As notícias do mundo musical
Temporadas 2025
Conheça as programações da Orquestra Petrobras Sinfônica, da Orquestra Sinfônica do Paraná, da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, da São Paulo Companhia de Dança e das séries da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Música Inaudita e Caixa de Música
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre Matias de Oliveira Pinto
Especial
Turandot, de Puccini, inaugura novo teatro de ópera em Porto Alegre, por Amanda Queirós
Horizontes
No calor da hora: música e meio-ambiente, por Camila Fresca
Notas Soltas
O canto da sereia, por Jorge Coli
Em Conversa
Pianista Sonia Rubinsky fala sobre projeto de gravação dos concertos para piano de Villa-Lobos, por Irineu Franco Perpetuo
Acontece
Theatro São Pedro apresenta série com filmes brasileiros e alemães com trilha ao vivo, por Ana Cursino Guariglia
Música Viva
Gabriela Ortiz, por João Marcos Coelho
Capa
Música nos Estados Unidos, por João Luiz Sampaio
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs e Livros
Consulte os lançamentos e os títulos à venda
Outros Eventos
Fermata
O maestro Thomas Blunt, por Luciana Medeiros
Ficha Técnica
Tipo de Produto | REV |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 324 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2024 |
Data de Lançamento | 2025 |
Livro - Páginas | 48 |
Livro - Formato | 21 cm X 27,5 cm |
Livro - Acabamento | Caderno |
Livro - Idioma | Português |