Revista CONCERTO nº 332 / Novembro 2025

Guia Mensal de Música Clássica

R$19,90

até 3x sem juros no cartão em pedidos
acima de R$ 400,00

COMPRAR

Calcular Frete e Prazo

Não sei meu CEP

Comentários

Prezada leitora, prezado leitor,

Esta é a edição de novembro da Revista CONCERTO, o guia da música clássica e da ópera no Brasil.

A reportagem de capa, assinada por Luciana Medeiros, apresenta o Festival de Música Erudita do Espírito Santo, que se destaca como um importante e original polo de criação e difusão da música de concerto no país. Nesta 13ª edição, o evento vai estrear uma ópera encomendada ao compositor Maurício de Bonis, A profissão da senhora Warren, além de oferecer uma diversificada programação de música sinfônica e de câmara.

O maestro argentino Leonardo García-Alarcón é o entrevistado do mês. Em conversa com Irineu Franco Perpetuo, Alarcón conta sobre Les indes galantes, de Rameau, que ele rege no Theatro Municipal de São Paulo, e reflete sobre o diálogo entre tradição e inovação em sua trajetória internacional.

Após apresentar a programação de 2026 do Theatro Municipal de São Paulo na edição de setembro, a Revista CONCERTO traz agora um panorama das novas temporadas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, do Cultura Artística,
da Tucca e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Na seção Horizontes, Camila Fresca escreve sobre a criação do Centro Interdisciplinar para o Desenvolvimento da Pesquisa em Música, sediado no Instituto de Artes da Unesp, que vai estudar os impactos associados à prática musical. Já em Acontece, Ana Cursino Guariglia revisita a história da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, produzida pela Funarte e que completa cinquenta anos de edições ininterruptas, consolidando-se como um dos mais duradouros espaços para a música de nossos dias no país.

Em Atrás da Pauta, Júlio Medaglia celebra os vinte anos do programa Prelúdio, marco na descoberta e na valorização de jovens talentos da música clássica. Jorge Coli, em Notas Soltas, discute o motivo pelo qual “não se devem amplificar óperas”, enquanto João Marcos Coelho, em Música Viva, escreve sobre o programa da Osesp que terá duas sinfonias de Scriabin e A sagração da primavera, de Stravinsky. Já na seção Fermata, Amanda Queirós apresenta o maestro e compositor Anderson Alves.

Consulte, ainda, o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO com dezenas de atrações por todo o Brasil. Escolha seu programa e participe com a gente da temporada musical de sua cidade. Bom CONCERTO!

Nelson Rubens Kunze
diretor-editor

Detalhes / Referência

Editorial

Contraponto
As notícias do mundo musical

Temporadas 2026
Conheça as programações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, do Teatro Cultura Artística, da Tucca e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre os vinte anos do programa Prelúdio

Em Conversa
O maestro Leonardo García-Alarcón, por Irineu Franco Perpetuo

Horizontes
A criação do Centro Interdisciplinar para o Desenvolvimento da Pesquisa em Música, por Camila Fresca

Capa
O Festival de Música Erudita do Espírito Santo, por Luciana Medeiros

Notas Soltas
Por que não se deve amplificar óperas, por Jorge Coli

Música Viva
Igor Stravinsky e Alexander Scriabin, por João Marcos Coelho

Acontece
Bienal de Música Brasileira Contemporânea completa 50 anos de edições inintrerruptas, por Ana Cursino Guariglia

Roteiro Musical São Paulo

Roteiro Musical Rio de Janeiro

Roteiro Musical Brasil

Lançamentos de CDs e Livros

Outros Eventos

Fermata
O maestro Anderson Alves, por Amanda Queirós

Ficha Técnica

Tipo de ProdutoREV
Selo/Editora
Número de Catálogo/ISBN332
Procedência
Peso de item
Data gravação
Data de Lançamento2025
Livro - Páginas56
Livro - Formato21 cm X 27,5 cm
Livro - AcabamentoCaderno
Livro - IdiomaPortuguês