Comentários
Prezada leitora, prezado leitor,
Esta é a edição de novembro da Revista CONCERTO, o guia da música clássica e da ópera no Brasil.
A reportagem de capa, assinada por Luciana Medeiros, apresenta o Festival de Música Erudita do Espírito Santo, que se destaca como um importante e original polo de criação e difusão da música de concerto no país. Nesta 13ª edição, o evento vai estrear uma ópera encomendada ao compositor Maurício de Bonis, A profissão da senhora Warren, além de oferecer uma diversificada programação de música sinfônica e de câmara.
O maestro argentino Leonardo García-Alarcón é o entrevistado do mês. Em conversa com Irineu Franco Perpetuo, Alarcón conta sobre Les indes galantes, de Rameau, que ele rege no Theatro Municipal de São Paulo, e reflete sobre o diálogo entre tradição e inovação em sua trajetória internacional.
Após apresentar a programação de 2026 do Theatro Municipal de São Paulo na edição de setembro, a Revista CONCERTO traz agora um panorama das novas temporadas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, do Cultura Artística,
da Tucca e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Na seção Horizontes, Camila Fresca escreve sobre a criação do Centro Interdisciplinar para o Desenvolvimento da Pesquisa em Música, sediado no Instituto de Artes da Unesp, que vai estudar os impactos associados à prática musical. Já em Acontece, Ana Cursino Guariglia revisita a história da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, produzida pela Funarte e que completa cinquenta anos de edições ininterruptas, consolidando-se como um dos mais duradouros espaços para a música de nossos dias no país.
Em Atrás da Pauta, Júlio Medaglia celebra os vinte anos do programa Prelúdio, marco na descoberta e na valorização de jovens talentos da música clássica. Jorge Coli, em Notas Soltas, discute o motivo pelo qual “não se devem amplificar óperas”, enquanto João Marcos Coelho, em Música Viva, escreve sobre o programa da Osesp que terá duas sinfonias de Scriabin e A sagração da primavera, de Stravinsky. Já na seção Fermata, Amanda Queirós apresenta o maestro e compositor Anderson Alves.
Consulte, ainda, o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO com dezenas de atrações por todo o Brasil. Escolha seu programa e participe com a gente da temporada musical de sua cidade. Bom CONCERTO!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Esta é a edição de novembro da Revista CONCERTO, o guia da música clássica e da ópera no Brasil.
A reportagem de capa, assinada por Luciana Medeiros, apresenta o Festival de Música Erudita do Espírito Santo, que se destaca como um importante e original polo de criação e difusão da música de concerto no país. Nesta 13ª edição, o evento vai estrear uma ópera encomendada ao compositor Maurício de Bonis, A profissão da senhora Warren, além de oferecer uma diversificada programação de música sinfônica e de câmara.
O maestro argentino Leonardo García-Alarcón é o entrevistado do mês. Em conversa com Irineu Franco Perpetuo, Alarcón conta sobre Les indes galantes, de Rameau, que ele rege no Theatro Municipal de São Paulo, e reflete sobre o diálogo entre tradição e inovação em sua trajetória internacional.
Após apresentar a programação de 2026 do Theatro Municipal de São Paulo na edição de setembro, a Revista CONCERTO traz agora um panorama das novas temporadas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, do Cultura Artística,
da Tucca e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Na seção Horizontes, Camila Fresca escreve sobre a criação do Centro Interdisciplinar para o Desenvolvimento da Pesquisa em Música, sediado no Instituto de Artes da Unesp, que vai estudar os impactos associados à prática musical. Já em Acontece, Ana Cursino Guariglia revisita a história da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, produzida pela Funarte e que completa cinquenta anos de edições ininterruptas, consolidando-se como um dos mais duradouros espaços para a música de nossos dias no país.
Em Atrás da Pauta, Júlio Medaglia celebra os vinte anos do programa Prelúdio, marco na descoberta e na valorização de jovens talentos da música clássica. Jorge Coli, em Notas Soltas, discute o motivo pelo qual “não se devem amplificar óperas”, enquanto João Marcos Coelho, em Música Viva, escreve sobre o programa da Osesp que terá duas sinfonias de Scriabin e A sagração da primavera, de Stravinsky. Já na seção Fermata, Amanda Queirós apresenta o maestro e compositor Anderson Alves.
Consulte, ainda, o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO com dezenas de atrações por todo o Brasil. Escolha seu programa e participe com a gente da temporada musical de sua cidade. Bom CONCERTO!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor
Detalhes / Referência
Editorial
Contraponto
As notícias do mundo musical
Temporadas 2026
Conheça as programações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, do Teatro Cultura Artística, da Tucca e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre os vinte anos do programa Prelúdio
Em Conversa
O maestro Leonardo García-Alarcón, por Irineu Franco Perpetuo
Horizontes
A criação do Centro Interdisciplinar para o Desenvolvimento da Pesquisa em Música, por Camila Fresca
Capa
O Festival de Música Erudita do Espírito Santo, por Luciana Medeiros
Notas Soltas
Por que não se deve amplificar óperas, por Jorge Coli
Música Viva
Igor Stravinsky e Alexander Scriabin, por João Marcos Coelho
Acontece
Bienal de Música Brasileira Contemporânea completa 50 anos de edições inintrerruptas, por Ana Cursino Guariglia
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs e Livros
Outros Eventos
Fermata
O maestro Anderson Alves, por Amanda Queirós
Contraponto
As notícias do mundo musical
Temporadas 2026
Conheça as programações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, do Teatro Cultura Artística, da Tucca e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Atrás da Pauta
Júlio Medaglia escreve sobre os vinte anos do programa Prelúdio
Em Conversa
O maestro Leonardo García-Alarcón, por Irineu Franco Perpetuo
Horizontes
A criação do Centro Interdisciplinar para o Desenvolvimento da Pesquisa em Música, por Camila Fresca
Capa
O Festival de Música Erudita do Espírito Santo, por Luciana Medeiros
Notas Soltas
Por que não se deve amplificar óperas, por Jorge Coli
Música Viva
Igor Stravinsky e Alexander Scriabin, por João Marcos Coelho
Acontece
Bienal de Música Brasileira Contemporânea completa 50 anos de edições inintrerruptas, por Ana Cursino Guariglia
Roteiro Musical São Paulo
Roteiro Musical Rio de Janeiro
Roteiro Musical Brasil
Lançamentos de CDs e Livros
Outros Eventos
Fermata
O maestro Anderson Alves, por Amanda Queirós
Ficha Técnica
| Tipo de Produto | REV |
| Selo/Editora | |
| Número de Catálogo/ISBN | 332 |
| Procedência | |
| Peso de item | |
| Data gravação | |
| Data de Lançamento | 2025 |
| Livro - Páginas | 56 |
| Livro - Formato | 21 cm X 27,5 cm |
| Livro - Acabamento | Caderno |
| Livro - Idioma | Português |

