R$90,60
até 3x sem juros no cartão em pedidos
acima de R$ 400,00
Comentários
O compositor chinês Tan Dun tornou-se símbolo de um momento de abertura na relação entre seu país e o Ocidente. Como compositor, formou-se na Europa, estudando com nomes como John Cage. Essa formação, no entanto, não substituiu sua relação com a cultura de seu país. E sua obra carrega esse diálogo em sua gênese e seu desenvolvimento. Mas não reconhecer as múltiplas formas que essa conversa pode assumir, testamento da originalidade do autor, seria redutor. O disco do pianista holandês Ralph van Raat, especializado na música contemporânea, é uma boa forma de ter acesso ao caleidoscópio musical de Tan Dun. A começar por The Eight Memories in Watercolor e Traces, obras em que chama atenção sua capacidade de evocar paisagens de modo reflexivo. Já em Film Music Sonata ele dialoga com o universo do cinema, lembrando-nos por que é um grande autor de trilhas sonoras – trabalhou, por exemplo, para filmes como O banquete, do qual extrai material musical para a sonata. Já em C-A-G-E, ele recupera elementos da música chinesa para homenagear seu professor. Van Raat se mostra muito comprometido com essa música, da qual é intérprete de referência: tanto que, foi para ele que Tan Dun escreveu The Fire, peça de caráter virtuosístico que encerra o álbum.
Tan Duns originality has been reflected in worldwide recognition of his music, which draws on both Chinese and Western musical languages. The Eight Memories in Watercolor are deft painterly reflections, while in Traces he balances sound with silence in this evocation of nature. The vibrant drama of Blue Orchid incorporates the opening motif of Beethovens Diabelli Variations. In Film Music Sonata, which here receives its first recording on general release, Tan Dun draws on his score for the film The Banquet. The kaleidoscopic C-A-G-E-, strikingly Chinese in sound, is a tribute to his teacher and spiritual compass, John Cage. The Fire, written for Ralph van Raat, contains some of Tan Duns most virtuosic and dramatic piano writing.
Tan Duns originality has been reflected in worldwide recognition of his music, which draws on both Chinese and Western musical languages. The Eight Memories in Watercolor are deft painterly reflections, while in Traces he balances sound with silence in this evocation of nature. The vibrant drama of Blue Orchid incorporates the opening motif of Beethovens Diabelli Variations. In Film Music Sonata, which here receives its first recording on general release, Tan Dun draws on his score for the film The Banquet. The kaleidoscopic C-A-G-E-, strikingly Chinese in sound, is a tribute to his teacher and spiritual compass, John Cage. The Fire, written for Ralph van Raat, contains some of Tan Duns most virtuosic and dramatic piano writing.
Detalhes / Referência
Tan Dun (b.1957)
Eight Memories in Watercolor, Op. 1
C-A-G-E- (In Memory of John Cage)
Film Music Sonata
Traces
The Fire
Blue Orchid
Ralph van Raat (piano)
Eight Memories in Watercolor, Op. 1
C-A-G-E- (In Memory of John Cage)
Film Music Sonata
Traces
The Fire
Blue Orchid
Ralph van Raat (piano)
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 0747313062171 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2022 |
Data de Lançamento | 2022 |