Comentários
O olhar para o passado sempre conviveu, no trabalho do catalão Jordi Savall, junto a uma preocupação com as questões contemporâneas, como a necessidade de diálogo entre as culturas e a luta contra o preconceito. No ano passado, em entrevista à Revista CONCERTO, ele falou de uma outra questão: a importância de um meio musical em que as mulheres tenham maior protagonismo. Foi o que o levou a criar o conjunto Les Musiciennes du Concert Des Nations, formado apenas por musicistas, que estreia em disco com esse novo registro de As quatro estações, de Vivaldi. Historicamente, ele explica, faz todo sentido abordar dessa forma esse repertório: o compositor também regeu, em seu tempo, orquestras femininas no Ospedale della Pietà, em Veneza. Mas esse é apenas um dos interesses do álbum. Savall resolveu gravar a peça intercalada por sonetos escritos pelo próprio Vivaldi, o que adiciona camadas de leituras à obra. Como solista, o álbum contempla a violinista russa Alfia Bakieva, que se dedica tanto à música folclórica quanto ao repertório clássico, e que estudou em instituições importantes como o Conservatório de Palermo, na Itália, e o Mozarteum de Salzburg, na Áustria, onde se especializou na interpretação segundo o espírito da música historicamente informada.
For this new recording of Vivaldi's Four Seasons, Jordi Savall conducts an all-female orchestra, as Vivaldi did in his time at the Ospedale della Pieta in Venice. The soloist Alfia Bakieva is a violinist of Tatar origin currently living in Salzburg, Austria. She is a multi-instrumentalist, particularly in the field of folk music, playing violin, folk fiddle, kyl- kobiz, ghizzhak and similar instruments. She studied Baroque violin with Enrico Onofri (Palermo Conservatory) and Hiro Kurosaki (Mozarteum University), focusing on historically informed performance practices in the Renaissance, Baroque, Classical and Romantic repertoires. Such a profile made her the ideal candidate for a collaboration with Jordi Savall. She plays a Francesco Ruggeri violin, built in 1680 in Cremona, Italy. This double album sold at the price of a single new release offers the recording of the Four Seasons with and without the son nets written by Vivaldi and four others concerti by Vivaldi. The version with read text sheds a particularly revealing light on Vivaldi's work.
For this new recording of Vivaldi's Four Seasons, Jordi Savall conducts an all-female orchestra, as Vivaldi did in his time at the Ospedale della Pieta in Venice. The soloist Alfia Bakieva is a violinist of Tatar origin currently living in Salzburg, Austria. She is a multi-instrumentalist, particularly in the field of folk music, playing violin, folk fiddle, kyl- kobiz, ghizzhak and similar instruments. She studied Baroque violin with Enrico Onofri (Palermo Conservatory) and Hiro Kurosaki (Mozarteum University), focusing on historically informed performance practices in the Renaissance, Baroque, Classical and Romantic repertoires. Such a profile made her the ideal candidate for a collaboration with Jordi Savall. She plays a Francesco Ruggeri violin, built in 1680 in Cremona, Italy. This double album sold at the price of a single new release offers the recording of the Four Seasons with and without the son nets written by Vivaldi and four others concerti by Vivaldi. The version with read text sheds a particularly revealing light on Vivaldi's work.
Detalhes / Referência
Box 2 CDs
Vivaldi, Le Quattro Stagioni & Concerti d'Ll Cimento Dell'armonia E Dell'invenzione
Alfia Bakieva, Les Musiciennes Du Concert Des Nations, Jordi Savall
Vivaldi, Le Quattro Stagioni & Concerti d'Ll Cimento Dell'armonia E Dell'invenzione
Alfia Bakieva, Les Musiciennes Du Concert Des Nations, Jordi Savall
Ficha Técnica
Tipo de Produto | CD |
Selo/Editora | |
Número de Catálogo/ISBN | 8435408099585 |
Procedência | |
Peso de item | |
Data gravação | 2024 |
Data de Lançamento | 2024 |